top of page

A Agex não começou em 2017.

Quer ver as notícias antigas?

Acesse agexonline.wordpress.com/

Ulbra Conhecimento estreará no próximo sábado

03/04/2017

Imagem: Reprodução/Divulgação

A partir de sábado, dia 8 de abril, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) contará com um novo canal de divulgação de sua produção acadêmica: o Ulbra Conhecimento. A revista eletrônica será semanal, terá 30 minutos de duração e abordará temas relevantes sobre pesquisa científica, projetos de extensão e assuntos comunitários, além de inovação e outros fatos e eventos que ocorram na Instituição. A apresentação será do professor de graduação e pós-graduação, jornalista Claudio Schubert. 

"Este programa agrega-se aos canais já existentes na Universidade, buscando dar mais visibilidade ao que é produzido na Ulbra. Entende-se que jornalismo científico deve manter os pressupostos do jornalismo e da ciência. No jornalismo são importantes vários conceitos como periodicidade, atualidade, difusão coletiva, relevância, clareza, objetividade, acessibilidade de compreensão. Já na ciência, são fundamentais conceitos como conhecimento sistematizado de determinadas categorias de fenômenos, fatos formulados de forma metódica e racionalmente elaborados, e, no nosso caso, que tenham relevância e impacto social", afirmou Schubert. 

No primeiro Ulbra Conhecimento o tema debatido será a internacionalização das universidades. Serão entrevistados a professora e assessora de Relações Internacionais Andréia Athaydes, a acadêmica de Odontologia Gabrielle Klippel e o professor do Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada Luciano Pighinelli. Além da conversa entre os convidados, haverá a participação da professora Dóris Gedrat, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, com o quadro Ciência em Foco. Também haverá um espaço para dicas de saúde com um profissional da área. 

O Ulbra Conhecimento é gravado nos estúdios do Núcleo de Produção Audiovisual da Universidade (NPA) e conta com os profissionais Alessandra Velasques, editora; Luiz Fernando Duarte, Wagner Canali, João Henrique Mattos, cinegrafistas; João Blattner, operador de áudio; e Marlova Tomasini Vieira, produtora e repórter. A coordenação do NPA é da jornalista Vera Mendez.  O programa também tem apoio da Reitoria da Ulbra, da Gerência de Comunicação e Marketing da mantenedora Aelbra, da Agência Experimental  (Agex) de Comunicação do curso de Comunicação Social e da Ulbra TV. 

Programa Ulbra Conhecimento

Estreia: sábado, 8 de março de 2017
Periodicidade: semanal
Horário: 12h
Duração: 30 minutos

Onde assistir: o programa pode ser acompanhado, a partir de 8 de março, no Canal 48.1 Digital, no Canal 48 UHF, no Canal 21 da Net Porto Alegre ou no site www.ulbratv.com.br.

Fonte: ACS Ulbra

Participantes do Café com Idiomas conversaram com americanos

03/04/2017

Imagem: André Bresolin/Ulbra

Mais uma vez o Café De La Vita, situado no andar térreo do prédio 1, foi ponto de encontro para quem desejava uma conversação descontraída na língua inglesa, no final da tarde de quinta-feira, 30 de março. A data marcou o retorno do Café com Idiomas, iniciativa do Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra) em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Instituição, que promove um bate-papo informal para estimular a conversação em inglês e espanhol entre alunos e colaboradores da Universidade. O próximo encontro será neste sábado, 1º de abril, às 11h, no mesmo local. A entrada é franca. 

Na primeira edição de 2017, a atividade apresentou algumas novidades. Agora, os encontros têm uma hora de duração em relação aos realizados em 2016, e os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença receberão um certificado semestral. "Outra novidade é que serão realizados dois encontros por mês, sendo o segundo sempre no sábado subsequente ao evento realizado durante a semana", explicou o coordenador do Ilubra, Fabiano da Silveira.

 

Além da conversação entre os alunos do Instituto, três representantes de uma instituição de ensino superior estrangeira conversaram com os participantes pela Internet. "A parceria que estabelecemos com a Concordia University possibilitou este encontro informal via Skype entre os alunos com o reitor americano e mais dois representantes da universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos", disse Silveira. 

A estudante do curso de Secretariado Executivo da Instituição, Daniela Martins, participou ativamente do encontro. "No ano passado, eu apenas assistia as pessoas participando do Café com Idiomas e me senti estimulada. Agora, resolvi participar. Considero a iniciativa excelente, pois permite o aperfeiçoamento da língua inglesa, a melhoria do vocabulário e é uma oportunidade para conhecer novas pessoas", disse Daniela. 

O Café com Idiomas é um evento criado para auxiliar quem estuda inglês e espanhol a praticar a conversação. "Aqui, nós damos atenção especial para quem está em diferentes níveis de conhecimento da língua estrangeira. O que vale, mesmo, é participar e aprender", destacou Silveira.

Fonte: ACS Ulbra

Pretinho Básico completa 10 anos de existência nesta segunda-feira

03/04/2017

Imagem: Reprodução/Divulgação Atlântida

O programa Pretinho Básico completa 10 anos na grade da rádio Atlântida. Para celebrar, a atração de hoje será especial e contará com os integrantes da primeira formação, além de relembrar os melhores momentos da estreia, que se deu em 2007. Alexandre Fetter, que coordena a atração e é gerente de Produto das Rádios de Entretenimento do Grupo RBS, contou ao Coletiva.net que “é gratificante manter um programa desse tipo no ar por tanto tempo”.

O radialista relembrou à equipe do portal que já se somam quase 30 anos desde que começou a trabalhar com programas humorísticos em rádio. “Tudo começou com o Programa X, também na Atlântida, na década de 1990. Depois, veio o Cafezinho, na extinta Pop Rock e, então, o P&B, de volta na Atlântida”, recordou.

Da atração especial participam os integrantes da primeira formação do programa. Fetter, Luciano Potter, Porã e Neto Fagundes dividem os microfones com Rodaika, Pedro Smaniotto, Duda Garbi, Rafinha, Piangers e Arthur Gubert.

Fonte: Coletiva.net

03/04/2017

Aula inaugural do curso de História EAD aborda a educação clandestina no Brasil


Imagem: Luiz Munhoz/Ulbra

Convidado a palestrar para os alunos da licenciatura, Dr. Éder da Silva Silveira, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Santa Cruz  (Unisc), é prata da casa. Egresso da Ulbra, o docente dissertou por mais de uma hora sobre os bastidores da elaboração de seu mais novo livro, Por que Ele?, obra em que resgata a trajetória de Manoel Jorves Teles, dissidente do PCB e colaborador do regime militar instituído no país em 1964.

Na ocasião, Silveira, que lecionou na Unidade por sete anos, lembrou do período em que conheceu Teles, através de um trabalho acadêmico feito na época da graduação e como esse personagem tornou-se o objeto de um amplo estudo biográfico que hoje começa a dar frutos. Manolo, como era chamado Teles pelos colegas militantes, é reconhecido como o delator que entregou a localização do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no caso do massacre da Lapa, operação do exército que resultou na execução de três dos principais dirigentes da sigla, em 1976. Na época, a figura do então operário de uma região carbonífera do Rio Grande do Sul não chamou a atenção de Éder, que só descobriu quem realmente era Manolo quando este já havia falecido, no final dos anos de 1990.  

Intrigado, iniciou um processo de investigação que resultou não apenas em uma tese de doutorado, agora publicada no formato de livro, como também em uma linha de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). Ao longo da minuciosa apuração de informações para a construção do livro, uma frase de um Inquérito Policial Militar do Departamento de Ordem Política e Social do Paraná (DOPS), antigo aparato de repressão da ditadura, foi a chave para os desdobramentos que ocorreriam nos anos seguintes. Conforme o documento, a educação seria a principal atividade dos comunistas brasileiros, uma vez que, por meio dela, os grupos de resistência armada ao regime arregimentavam membros e organizavam suas ações. "Percebi que o partido utilizava os cursos de formação teórica e as viagens internacionais como importantes referenciais pedagógicos para a formação de quadros e dirigentes.", explicou Silveira que, a partir dessa conclusão, decidiu estudar a fundo essas ferramentas educacionais e seu impacto social e histórico.

 

"Com o passar do tempo, os comunistas instituíram uma complexa rede de educação clandestina que foi se reproduzindo na ilegalidade, o seu modus operandi ainda é um campo a ser desbravado em termos de pesquisa, é isso o que eu e minha equipe queremos mudar", comentou o estudioso em dado momento da palestra.  

Acompanhada por um auditório lotado, a conferência foi vista como uma conquista pelo coordenador do curso de História EAD, professor Rodrigo Lemos Simões. "O tema possui uma relação muito forte com diversas disciplinas ministradas na graduação, talvez, por isso, a palestra do Dr. Éder tenha sido tão aguardada por nossos alunos. Felizmente, conseguimos um espaço em sua agenda e hoje ele pôde estar presente nessa aula inaugural", celebrou o docente ao término do evento.  

Fonte: ACS Ulbra

Filme sobre censura à imprensa será exibido em encontro de jornalistas veteranos

03/04/2017

Imagem: Divulgação

Cerca de 50 pessoas já confirmaram presença no encontro de jornalistas veteranos que ocorrerá no sábado, 8, no Restaurante Copacabana (Praça Garibaldi, 2 – Cidade Baixa), em Porto Alegre. Após o almoço, por adesão, será exibido o documentário ‘Estranhos na Noite’, que aborda a censura à imprensa em São Paulo e, por extensão, no Brasil. A organização do evento está a cargo de Carlos Bastos, Ibsen Pinheiro e Núbia Silveira.

Núbia informou ao portal que este é o primeiro encontro deste tipo. Segundo ela, o objetivo é reunir, em clima de confraternização, os profissionais de imprensa que estão chegando aos 80 anos, já se tornaram octogenários ou nonagenários. Ao portal Coletiva.net, ela adiantou que nomes como o de Ib Kern, que está com 98 anos, confirmaram presença.

Fonte: Coletiva.net

03/04/2017

Ulbra estrará presente no Observatório de Responsabilidade Social

Imagem: André Bresolin/Ulbra

A diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Imperatore, vai representar a Universidade no Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe (ORSALC), de 19 a 21 de abril, na cidade de Puebla, no México. A Ulbra integra o Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e foi convidada a apresentar o trabalho desenvolvido e suas práticas na temática de Responsabilidade Social, juntamente com outras instituições de ensino superior.

A diretora de Assuntos Comunitários, Simone Brum Imperatore, integrará o comitê acadêmico da UNESCO, representando a Ulbra. Ela irá compor um grupo de trabalho com representantes de outras universidades. "Vamos trabalhar todo o processo de ressignificação da extensão universitária. Pretendo apresentar a extensão como trajetória de aprendizagem profissional, acadêmica e social, e, também, como a Instituição se propõe a trazer essa perspectiva de formação integral do acadêmico, que realiza de maneira muito concreta quando adota a tríade extensão, pesquisa e ensino. Quando colocamos a tríade nesta ordem, falamos de uma universidade comprometida e enraizada no.seu território", relata a diretora. O evento tem como meta formar uma rede para o compartilhamento das melhores práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelas instituições acadêmicas.

Fonte: ACS Ulbra

bottom of page