Abril/2017
Rafael Guimaraens apresenta novo livro
Guimaraens lançou 15 livros pela Editora Libretos
Foto:Larissa Ferreira
Sobre o cenário atual da literatura, o escritor destacou o momento cultural que a sociedade vive. “Vivemos uma cultura de consumo instantâneo, sem densidade. É algo feito para não durar. E não é apenas culturalmente falando. Um aparelho doméstico eletrônico é feito para durar pouco, por exemplo. Isso também, se reflete na cultura e na forma que o povo a consome. É tudo superficial, onde viralizar é o mais importante, e não o conteúdo”, finalizou.
O primeiro convidado a palestrar no evento foi o Jornalista e Escritor Rafael Guimaraens. O autor, que já possui 15 livros publicados, lançou o livro Relatos Insólitos de Porto Alegre. Nele, há 20 histórias verídicas que ocorreram na capital gaúcha. De acordo com o autor, a obra é o resultado de muita pesquisa, visando a maior veracidade possível dos fatos. Essa característica ele atribui ao fato de ser formado em Jornalismo. “Esse livro contém histórias que eu vinha guardando há muito tempo. Nas minhas pesquisas, eu me deparava com outras histórias que não tinham ligação com a que eu estudava no momento. Assim fui guardando para, posteriormente, trabalhar nelas”, frisou.
Guimaraens acumulou tantas histórias que resolveu lançar um volume apenas com esses relatos compilados. E a forma como elas são contadas varia de história para história, deixando o final dos capítulos do livro imprevisível. “Algumas histórias são longas, outras curtas, sendo contadas em vários formatos. Uma, por exemplo, tem o formato de roteiro de cinema, outra é quase uma peça de teatro. Algumas que são jornalismo puro e também algumas como se fossem peças de novelas. Mas todas falam de fatos reais, devido ao meu compromisso de não alterar a história”, salientou.
Thiago Ribeiro
Abril/2017
Orquestra de Câmara faz apresentação no culto de Páscoa
Foto: Ana Szezecinski
escrevessem seus desejos para que fossem colocados na cruz, na entrada da capela.
A celebração teve a palavra do reitor da Universidade, Marcos Fernando Ziemer, que explanou sobre o novo ciclo de vida que a comemoração representa e relembrou sobre os 500 anos da Reforma Luterana. "Este é um momento de comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, em todo o mundo, e a Ulbra vai deixar a sua marca”, finalizou.
O culto em alusão à Páscoa foi realizado na quarta-feira, 12, na capela da Ulbra, em Canoas, ao som da Orquestra de Câmara, com regência do maestro Tiago Flores, e vozes do pastor Paulo Brum e do barítono Francis Padilha. A celebração teve a presença de funcionários e alunos da Instituição.
Através de passagens da Bíblia, os pastores Maximiliano Wolfgram Silva, Gerhard Grasel, Angelo Elicker e Clovis Gedrat relembraram os passos de Jesus Cristo até sua crucificação. As velas do altar foram apagadas, simbolizando sua morte e, como sinal de sua ressurreição, acesas novamente.
Cada pessoa recebeu uma borboleta, que é o símbolo da ressurreição e da transformação. Foi solicitado que todos
Natalie Oliveira
Abril/2017
Cláudia Tajes palestra no encerramento da Festa da Leitura
Cláudia Tajes contou sobre seu novo lançamento, Partes Íntimas, com mediação de Paula Taitelbaum.
Foto: Larissa Ferreira
uma editora de livros infantis, chamada Piu. “Fiquei conhecida pelos poemas eróticos, e depois fui pros contos infantis, sem escala. Sempre digo que sou como a Xuxa”, brinca. Entre os anos de 2006 e 2007, Cláudia auxiliou na produção da série Antônia, da Rede Globo, e em 2010 foi contratada pela emissora. Mantêm, também, uma coluna no caderno Donna, da Zero Hora.
Sobre a inspiração para escrever, Tajes brinca que gosta do que não dá certo, quanto pior a história, mais a interessa, e Taitelbaum costuma brincar com as palavras, ela se descreve como impaciente para escrever, por isso se aventura em poemas e contos infantis, que tem uma característica de escrita mais curta.
O livro Partes Íntimas traz uma coleção de crônicas publicadas e, algumas inéditas, onde ela conta suas histórias de forma humorada. Ela comenta que muitos leitores, ao verem o título do livro, pensaram que a obra fosse erótica e se decepcionaram com o conteúdo. ”Escolher o nome foi difícil, então fiz uma brincadeira com os temas dos textos, por exemplo, mau humor é fígado, sentimental é ventrículo e assim por diante. O resultado, depois de ler todos os temas, me pareceu que eram partes íntimas do corpo humano, por isso a escolha do título”, finaliza.
A publicitária e escritora Cláudia Tajes palestrou na última sexta-feira, dia 27, no auditório 119 do prédio 6 da Ulbra, campus Canoas. O evento, que integrou a programação da 3ª Festa da Leitura, contou com a mediação da também escritora e publicitária, Paula Taitelbaum. Na conversa, elas contaram histórias de suas vidas e falaram sobre o primeiro livro de crônicas de Tajes, Partes Íntimas.
Amigas há quase 20 anos, elas contam que se conheceram através da profissão. E, com o tempo, a área de audiovisual suplantou a publicidade e elas acabaram por se afastar da área fazendo, ocasionalmente, trabalhos publicitários como freelancers.
No ano de 2009, Paula ingressou na área de comunicação da editora porto-alegrense L&PM e, posteriormente, abriu
Natalie Oliveira
Abril/2017
Festa da Leitura é atração na Ulbra
Clô: livros ao encontro dos alunos
Foto: Larissa Ferreira
14h - Elma Santana, com palestra sobre o livro “Minha amada Maria: carta dos Mucker”
19h30 - Kadão Chaves falando sobre “A Força do Tempo”, sua trajetória como repórter fotográfico
Quinta-feira, 27 de abril
14h - Infinita Highway: os bastidores de uma biografia dos Engenheiros do Hawaii - com Alexandre Lucchese
19h - Claudia Tajes - sobre as crônicas de Partes Íntimas
Mediação: Paula Taitelbaum
Iniciou na última terça-feira, dia 25 de abril, a 3ª Festa da Leitura. O evento é uma iniciativa do Clube dos Editores, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil. Os estandes de 23 editoras foram montados no saguão do prédio 6, com inúmeras ofertas de livros dos mais variados assuntos e descontos que chegavam a 50%.
As primeiras edições do evento foram na Usina do Gasômetro e no Mercado Público, respectivamente. Entretanto, por causa da falta de incentivo e de espaços públicos disponíveis, o Clube pretende levar a Festa para os ambientes acadêmicos. De acordo com Clô Barcellos, proprietária da editora Libretos e uma das organizadoras do festival, a expectativa de vendas é otimista. “Por ser um ambiente acadêmico, acreditamos que as vendas serão ótimas, tanto pela variedade quanto pelos preços”, projetou.
Apesar do otimismo, Clô credita o baixo consumo de livros ao cenário atual da economia no país. “É uma questão cultural. Quando a crise financeira começa, o primeiro a ser cortado são os projetos relacionados à cultura. A população está retraída economicamente, e nós editores estamos preocupados com isso. Mas não podemos deixar de publicar e colocar no mercado os livros”, salientou.
Programação
Quarta-feira, 26 de abril
10h - Daniel Costa, com a palestra sobre o livro “Não existe gestão sem comunicação, focado no endomarketing das empresas”