top of page

A Agex não começou em 2017.

Quer ver mais reportagens?

Acesse https://issuu.com/agexonline

Julho/2017

Mídia Digital é tema da Aula Inaugural do curso de Comunicação Social

Foto: Larissa Ferreira

A aula inaugural do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas acontecerá na próxima segunda, dia 14, e aborda os desafios colocados às profissões da área diante das novas tecnologias. A comunicação no contexto de avanço das mídias digitais será tema da palestra da Dra. Paola Sartoretto. A aula denominada “A área de Comunicação no contexto de mídias digitais: Desafios e oportunidades” acontecerá no auditório 119, no prédio 6, às 19 horas.

 

Professora na Södertörn University, na Suécia, coordena o Departamento de Mídia e Comunicação. Paola é brasileira e vive há 15 anos no exterior. A coordenadora adjunta do curso de jornalismo, Gabriela de Almeida, destaca a importância da presença da palestrante através de sua visão e pensamento de outro lugar, fora do contexto brasileiro. “O tema central da aula se dá a partir de um panorama que se coloca como desafio para o profissional da área da comunicação. Trata também de reafirmar a relevância social das nossas profissões.” afirmou Gabriela.

Caroline Andreoli
Julho/2017

“Para mim, a vida é ter trabalho digno e um pouco de conforto em casa”

Foto: Ricardo Janke

Além de voltar aos estudos, Souza disse que um de seus objetivos é poder se aposentar no tempo certo, uma vez que se mostrou preocupado com a reforma nas leis trabalhistas. “Um sonho de todo trabalhador é poder chegar tranquilo, sem preocupações na época de se aposentar. Mas com as novas regras, sendo por idade, eu acredito que vai ser um pouco mais difícil”, frisou.

 


Souza encerrou dizendo que, na vida, o mais importante é ser honrado e ter a consciência tranquila. “Pra mim, a vida hoje é tu ter uma atividade, um trabalho digno. É levantar, ter onde trabalhar, voltar pra casa, poder curtir a família no fim de semana e claro, ter o mínimo de conforto”. 

A sexta edição do Identidade Ulbra entrevista Ivan de Souza, 48 anos, profissão: vigilante de segurança. Ele está há um ano trabalhando na Instituição, no campus Porto Alegre.


Natural de General Câmara, na região carbonífera do Rio Grande do Sul, Souza mora há mais de 40 anos em Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. Tem três filhos. A mais velha já se formou em Administração. Desde 2007, ele atua no ramo da segurança patrimonial, anteriormente trabalhou em outra empresa pelo período de cinco anos. Há menos de um mês, foi transferido para o campus Porto Alegre, situado próximo ao mercado público.


No momento, Souza não desempenha nenhuma atividade paralela ao trabalho, devido ao curto tempo que sobra. Porém, quando questionado sobre qual curso lhe chama a atenção, Souza afirmou que pretende cursar, no futuro, Automação Industrial, pois trabalhou neste ramo por mais de 10 anos com manutenção mecânica, e possui um enorme interesse na área. “Na época, não tinha muita oportunidade na área que eu possuía experiência. Por isso mudei para a área de segurança. Mas como eu trabalhei por muito tempo com mecânica, então seria interessante um dia estudar algo nesse sentido”, ressaltou.

Thiago Ribeiro
Julho/2017

Agex recepciona alunos com um “coffee time”

Foto: Larissa Ferreira

Para o aluno de Publicidade, Felipe Zanotti, foi um bom momento de descontração e de reencontrar os amigos, antes do início das aulas: “A primeira semana do semestre não poderia ter iniciado de uma forma mais divertida e descontraída. Posso garantir que no final do evento todos ficaram com um gostinho de quero mais”.

Como forma de recepcionar os novos e antigos alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade, os estagiários da AGEX – Agência Experimental de Comunicação Integrada – organizaram um momento de confraternização para os alunos na quarta-feira, 2 de agosto, no saguão do Prédio 11.

A Agex recepcionou os alunos duas horas antes do início das aulas.  Além do café, havia um mural inspirado no seriado Friends para os alunos fazerem selfies. A música ficou por conta do egresso de Publicidade e Propaganda, Pedro Soares, formado no ano passado. Ele conta que foi um ótimo momento para matar a saudade dos amigos. “Voltar na Agex e fazer um som de boas-vindas para os novos alunos de comunicação foi como visitar um parente que você não vê há muito tempo, mas sabe que nunca vai deixar de amá-lo. Eu aprendi muito aqui e sei que muitas pessoas aprendem todos os dias de uma maneira divertida, criativa e acolhedora. Não me canso desse lugar”, destacou.

Natalie Oliveira
Foto: Larissa Ferreira
Foto: Larissa Ferreira
Julho/2017

“Eu vivi a experiência de fazer a cobertura do Intercom Sul”

Foto: Éverton Ferreira 

Quanto à organização, é importante ressaltar que tudo foi feito com um enorme capricho e empenho. Desde o primeiro instante até o encerramento, havia muitas pessoas disponíveis para auxiliar. Todos que participaram do congresso certamente sentiram-se à vontade e assistidos.

 

Escrevo esse texto retornando para Porto Alegre, com a sensação de dever cumprido. Sempre ouvi dizer que toda viagem acrescenta na vida do indivíduo, e atesto que isso é verdade. E cabe deixar registrado o apoio que recebi dos meus colegas e professores. Sem dúvidas fez a diferença.

Acompanhar a edição 2017 do Intercom Sul foi uma experiência incrível. No primeiro evento que cobri fora da Ulbra, eu tive a honra de conviver com mais de inúmeros estudantes e professores da área da comunicação do Sul do país, numa estrutura digna do tamanho do evento. 


Durante 4 dias, vivi em uma cidade que não conhecia. E Caxias do Sul me surpreendeu de forma positiva. O povo educado e acolhedor, as ruas limpas e em ótimo estado e o clima de interior me deixaram totalmente confortável. É um lugar que faz a pessoa querer voltar mais vezes. 


Bom, voltemos ao evento. Apesar de não apresentar trabalho no Intercom, acompanhei os bastidores de perto, e pude ver a importância que o congresso possui. O semblante dos participantes era de profunda concentração e apreensão. Até mesmo aqueles que já haviam participado estavam nervosos.


Tive a missão de fazer um boletim por dia, a fim de resumir o que ocorreu no evento. Todos foram postados na página da AGEX no Facebook com fotos ilustrando o texto. Me dividi entre palestras e apresentações de colegas, tentando ao máximo ficar atualizado sobre os acontecimentos da Intercom. Nas apresentações em que não pude comparecer, colhi o depoimento de quem havia ido, para que nenhum detalhe importante ficasse de fora.

Thiago Ribeiro
bottom of page