Maio/2017
Semana do Pedagogo na Ulbra aborda sobre as diferentes áreas para o profissional atuar
Foto:Larissa Ferreira
Criado a partir da integração entre os laboratórios LOP (Laboratório de Orientação Profissional) e LEAB (Laboratório de Ensino Aprendizagem e Brinquedoteca) e a coordenação do curso, serão ofertadas palestras com egressos que contarão aos alunos suas experiências em diferentes áreas de atuação na profissão, venda de livros com valores simbólicos, intervenções artísticas e apresentação do Coral da Ulbra.
Segundo a professora do curso e coordenadora do LOP, Lauraci Dondé da Silva, é importante que se tenha conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação em que o profissional da pedagogia pode ter oportunidade, pois muitos estudantes desistem do curso por não quererem trabalhar com crianças. “Mas existem muitas outras áreas, podemos trabalhar em escolas, empresas, hospitais. É isso o que queremos mostrar com essas atividades”, finaliza.
Entre os dias 22 e 25 de maio, acontece a Semana do Pedagogo na Ulbra, campus Canoas, em alusão ao Dia do Pedagogo comemorado em 20 de maio. Durante a semana serão realizadas diversas atividades com o objetivo de ressaltar os múltiplos espaços de atuação deste profissional.
Com o tema Ser Pedagogo, os alunos do curso criaram peças temáticas que foram utilizadas para decoração do saguão do Prédio 11, local onde serão realizadas as atividades. “As peças foram criadas na disciplina de Arte e Educação, em que pedimos aos alunos que expressassem o que é para eles o ‘ser pedagogo’ através de formas e palavras”, explica a coordenadora do LEAB, Rozi Ranzolin.
Natalie Oliveira
Maio/2017
Seminário aborda pesquisas acadêmicas em Comunicação
Foto: Larissa Ferreira
Logo após, Natália Audi apresentou seu trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2015, “Papel. Digital. O que vier: a edição de notícias nas diferentes plataformas do veículo Zero Hora”, no qual avaliou as publicações da reportagem Vítimas de Abrigos, nas multiplataformas. Ela falou também do processo de realização do artigo e sobre sua apresentação no Intercom Sul de 2016, realizado em Curitiba/PR.
O professor Henn falou sobre o seu último trabalho de pesquisa, “Produção de Acontecimentos nas Redes Sociais: a emergência do ciber acontecimento”, em que caracteriza ciber acontecimentos de diversas naturezas, como: afirmação cultural, cidadania, mobilizações globais, protestos virtuais e entretenimento. E explanou sobre as dificuldades para a realização de pesquisas em seu tempo de graduando, destacando a importância do incentivo dos professores para que cada vez mais estudantes se interessem pela área de pesquisa.
A 6ª edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação aconteceu na quinta-feira (11), às 19h, no auditório do Prédio 14 da Ulbra, campus Canoas. O evento, que integra a programação de comemoração aos 25 anos do curso de Comunicação Social da Universidade, contou com a presença da egressa de Jornalismo, Natália Audi, e do professor doutor Ronaldo Henn, do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos.
Na abertura do evento, a professora Gabriela Almeida explanou sobre a trajetória dos palestrantes destacando suas pesquisas na área de comunicação e falou sobre a semana de integração do curso, que este ano trará uma série de oficinas, ministradas por egressos da instituição da área de Comunicação Social.
Natalie Oliveira
Maio/2017
Nathalie Córdova ressalta a importância das redes sociais no Jornalismo
Foto: Éverton Ferreira
Para Nathalie, as redes sociais são de enorme importância para o jornal. Segundo a jornalista, o veículo entende que elas são os canais onde as pessoas estão o tempo todo. “Na Zero Hora nós temos a ideia que as redes sociais são lugares onde as notícias devem circular. Agora com fakenews e a facilidade de compartilhamento de informações, a gente se vale muito das redes oficiais do jornal para transmitir informações e até mesmo desmentir boatos com a seção Notícia Falsa na Rede, por exemplo. As redes sociais deixaram de ser apenas entretenimento”, frisou.
A jornalista salienta que, além de transmitir informações e notícias, as redes podem ser um meio de colher dados que podem até virar uma pauta. Ressalta ainda que o jornalista deve estar presente na web, atento a tudo. “Nós estamos presentes em grupos no Facebook, recebemos material pelo Whatsapp, etc. Estamos nas redes para fazer um crossover entre pessoas e veículo”.
Com notícias falsas circulando pela internet em portais de procedência duvidosa, Nathalie afirma que os veículos tradicionais devem trabalhar para que as pessoas voltem a confiar nos jornalistas e também nos meios de comunicação. “As pessoas acreditam que se está na internet, é verdade. Nós devemos mostrar para elas que nem tudo é real. Temos o compromisso em esclarecer e nos propor a fazer isso, pois é sobretudo uma prestação de serviço para as pessoas que estão na internet. É a oportunidade, também, em mostrar o nosso diferencial”.
Nathalie finalizou falando sobre a evolução da profissão do período em que estudou até o momento atual e a importância do jornalista hoje, não se prender apenas a um formato de veículo. “Quando eu me formei, não tinha tanto o digital nos cursos. Tive apenas uma disciplina em que o aluno criava um blog, mas nada muito avançado. Não tive uma vivência aprofundada. Pelo que eu percebo, os currículos estão mais voltados para esses laboratórios digitais. Acho isso muito importante, pois nós não somos mais jornalistas de um veículo só. Hoje uma reportagem vai para o papel, para o digital, para o rádio. Temos que estar preparados para tudo”.
Ocorreu na última terça-feira, 22 de maio, no auditório do prédio 59, o primeiro Papo de Redação de 2017. O evento promovido pelo Curso de Jornalismo teve a participação de Nathalie Córdova, editora de Mídias Sociais do jornal Zero Hora. Na apresentação que durou aproximadamente 45 minutos, a jornalista falou sobre como o veículo se tornou campeão em engajamento nas redes sociais.
Nos últimos anos, o jornal ZH é um dos meios de comunicação com maior engajamento nas redes sociais, tendo mais de 2 milhões de seguidores no Facebook, 1 milhão no Twitter e ainda 245 mil no Instagram. Além disso, o jornal está presente no aplicativo Whatsapp, com mais de 4 mil contatos cadastrados. Estes, por sua vez, recebem todos os dias duas notícias em horários diferentes, aproximando ainda mais leitor e veículo em uma abordagem diferenciada.
Thiago Ribeiro
Maio/2017
Curso de Comunicação Social da Ulbra comemora 25 anos de atividades
Foto: Larissa Ferreira
Iniciando na segunda-feira, às 19h, serão realizadas duas palestras simultâneas no Prédio 1, no auditório 217, Raul Krebs, fotógrafo premiado em concursos nacionais e internacionais, atualmente professor da ESPM/RS (Escola de Criação, Pós-Graduação em Moda & Marketing e Avançado de Fotografia Digital), fala sobre fotografia publicitária, e no auditório 219, Fábio Almeida, repórter do núcleo de Jornalismo Investigativo da RBS TV, aborda o tema jornalismo investigativo. Durante os dias seguintes, serão realizadas em torno de 25 oficinas, com vagas limitadas, dentre elas: edição de vídeo, fotografia de viagem, newborn, edição de imagens e produção de pauta.
A professora de Jornalismo, Gabriela Almeida, organizadora do evento, salienta a importância do envolvimento entre os alunos dos cursos de Comunicação, bem como a troca de experiências e conhecimentos entre graduandos e egressos.
Atuando há 45 anos com educação, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) comemora, em 2017, os 25 anos de atividades do curso de Comunicação Social. Entre os eventos realizados para marcar a data, está o lançamento de um livro formado por artigos escritos por professores, ex-professores, alunos e egressos do curso. A responsável pela publicação da obra será a Editora da Ulbra, em formato de e-book.
A Semana Comemorativa dos 25 anos do curso de Comunicação Social da Ulbra será realizada entre os dias 5 e 9 de junho, no campus Canoas. Na semana do evento, serão ofertadas oficinas que serão ministradas por egressos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Fotografia. As inscrições poderão ser feitas na coordenação do curso, na semana que antecede a programação.
Iniciando na segunda-feira, às 19h, serão realizadas duas palestras simultâneas no Prédio 1, no auditório 217, Raul Krebs, fotógrafo premiado em concursos nacionais e internacionais, atualmente professor da ESPM/RS (Escola de Criação, Pós-Graduação em Moda & Marketing e Avançado de Fotografia Digital), fala sobre fotografia publicitária, e no auditório 219, Fábio Almeida, repórter do núcleo de Jornalismo Investigativo da RBS TV, aborda o tema jornalismo investigativo. Durante os dias seguintes, serão realizadas em torno de 25 oficinas, com vagas limitadas, dentre elas: edição de vídeo, fotografia de viagem, newborn, edição de imagens e produção de pauta.