A Agex não começou em 2017.
Quer ver as notícias antigas?
Acesse agexonline.wordpress.com/
11/04/2017
O sumiço dos leitores nos jornais gaúchos
Imagem: Reprodução/Divulgação
A circulação dos dez jornais gaúchos auditados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC) chegou à queda mediana de 20,37% em 2016. Nos números levantados entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, é possível encontrar diário com redução de impressos em mais de 30%.
Alguns veículos decidiram sonegar as informações ao público, e o maior deles no estado – Zero Hora – publicou que foi o único entre os cinco maiores jornais do país a aumentar em 7% sua circulação total, digital e impresso, sendo que o IVC verificou para esta soma pouco mais de 2%. Ademais, o diário sequer mencionou ou contextualizou a redução de mais de 15% na sua tiragem no período.
Conforme o Instituto o Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, registrou a menor queda, com 2,39%. O maior percentual foi do Diário de Canoas, do grupo Sinos, que caiu 31,82%. Do mesmo grupo, o Jornal VS apresentou diminuição de 21,72%, enquanto o ABC Domingo caiu 21,04% e o Jornal NH 20,82%. Já dos impressos do grupo RBS, o Pioneiro, de Caxias do Sul, foi o que mais caiu, registrando um percentual de -19,92%. O Diário Gaúcho caiu 16,38% e Zero Hora, 15,14%. O Diário de Santa Maria, que pertence a um grupo de empresários locais, registrou queda de 22,37% no período em questão e o Correio do Povo diminuiu 13,64%.
Diante dos dados, pode-se concluir que isso é consequência da crise econômica, do jornalismo online e das redes sociais. Infelizmente, não se resume a isso. As causas vão bem além e são mais profundas, embora algumas estejam bem aparentes.
Primeiro, a atitude dos impressos de esconder sua própria realidade aos leitores e aos anunciantes e de forjar dados positivos sem contextualizar as informações não é mais compatível com a transparência exigida para a mídia do século 21. Tal postura editorial perversa de mostrar os fatos quando convêm a determinados interesses e ocultá-los quando desfavoráveis é intolerável e uma das causas que corroem a credibilidade da imprensa, tendo como consequência o afastamento do público.
Outra medida contraditória e duvidosa quanto à eficiência é o enxugamento das redações, sob o argumento único da crise econômica. Os jornais do grupo Sinos, por exemplo, vêm demitindo os profissionais mais experientes e apelando para o sensacionalismo. Uma publicação que construiu sua reputação com base numa linha editorial sóbria e jornalismo propositivo nos últimos anos deu uma guinada para assuntos de violência, insegurança, fatos chocantes, usando excesso de linguagem apelativa na apresentação das notícias, no afã de conseguir alguma audiência momentânea a mais. Mas, à medida que esse expediente vem sendo empregado, a tiragem dos jornais e o prestígio deles vêm decaindo na mesma proporção. Enfim, não imprime mais inteligência, interesse público nem fornece material que represente seu público no sentido mais amplo.
Fonte: Observatório da Imprensa
11/04/2017
Audiência Pública tem como pauta tombamento imaterial da TVE e da FM Cultura
Imagem: Reprodução
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta quarta-feira, 12 de abril, uma Audiência Pública pelo tombamento imaterial da TVE e da FM Cultura. A iniciativa é de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), e ocorrerá às 19h, no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255, no Centro Histórico).
A proposta de Sofia sugere o tombamento da Fundação Cultural Piratini como patrimônio cultural e imaterial do Município, devido à sua extinção, aprovada em dezembro de 2016. A vereadora apresentou PLL 038/17 no Legislativo Municipal, que “busca salvaguardar o patrimônio cultural do Rio Grande e de Porto Alegre, que sofre um processo de extinção sem debate com a sociedade”, conforme Sofia.
“Mesmo no período da Ditadura Militar, da censura, a TVE sempre esteve presente na cobertura de debates e manifestações políticas, sociais e culturais. Os artistas locais sempre tiveram na TVE e na FM Cultura espaços para a divulgação de seu trabalho, seja na área da música, do teatro, do cinema, da dança, das artes visuais e da literatura”, salienta a parlamentar.
O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., reforçou o discurso da vereadora. Disse que as emissoras não correm risco. “Tampouco seu patrimônio material e imaterial. Já garantimos publicamente a permanência em atividade das duas emissoras, com seu caráter público. A TVE e a FM Cultura já estão salvas. Quem quer ajudar, deve contribuir com ideias e projetos construtivos, não com ações claramente de interesse partidário e corporativo”, finalizou.
Fonte: Coletiva.net
10/04/2017
Agência promove ações para torcedores na Arena do Grêmio
Imagem: Reprodução/Divulgação
A agência de Marketing Esportivo MS+Sports promoverá três ações na Arena do Grêmio, nesta terça-feira, 11, data de estreia do Tricolor como mandante na Copa Libertadores da América. Na programação, está o lançamento da linha de produtos do jogador Douglas. A atividade acontecerá no espaço personalizado da exportadora de cosméticos QOD Barber Shop, localizado no setor Vip Gold da Arena, e contará com a presença do jogador.
Outras duas ações ocorrerão no setor de Camarotes Vip do estádio. Haverá um estande de produtos da marca de óculos e acessórios Chilli Beans e outro com produtos da Prawer Chocolates, que realizará uma promoção especial para os torcedores presentes. A parceria com a Chilli Beans consiste em oferecer um cupom de desconto para os torcedores gremistas que comprarem seu ingresso pela internet. No dia do jogo, estarão disponíveis produtos com 40% de desconto. Os torcedores que não assistirem à partida nos camarotes da Arena poderão aproveitar o cupom até o dia 30 de abril na loja do Shopping Bourbon Wallig, onde receberão o mesmo desconto nos produtos selecionados para a promoção.
O diretor de Novos Negócios da MS+ Sports, Mario Bini, acredita na longevidade da parceria com o estádio gremista. “Este conjunto de ações marca o início da nossa parceria com a Arena, já que, a partir deste jogo, pretendemos sempre levar novas experiências para o público presente através de marcas parceiras, tornando a ida ao estádio um programa cada vez mais atrativo”, afirma.
Fonte: Coletiva.net
10/04/2017
Unesco lança concurso fotográfico sobre segurança de jornalistas
Imagem: Divulgação Unesco/Esther Vargas
A Unesco abriu seleção para que fotógrafos profissionais enviem seus melhores registros sobre a situação de trabalho do jornalista. A ideia é que as imagens sejam compradas pela organização a fim de ilustrarem atividades e programas que contribuem com a segurança de jornalistas e a luta contra a impunidade.
O convite da Unesco aos fotógrafos explica que as imagens precisam mostrar o trabalho do jornalista em diferentes situações como profissionais internacionais e/ou locais cobrindo manifestações, julgamentos, grandes eventos públicos, investigações sobre corrupção; jornalistas cidadãos; jornalistas incorporados com a polícia ou com militares; jornalistas reportando em uma zona de conflito; jornalistas em veículos protegidos ou em frente a sedes de jornais com proteção; ou qualquer outro caso em que os jornalistas, incluindo mulheres repórteres, estejam trabalhando em situações delicadas.
Os interessados em participar da seletiva devem enviar no máximo 12 fotografias coloridas, com resolução mínima de 350 dpi, legenda em inglês ou francês indicando lugar/data/assunto do trabalho, além do preço de cada imagem. A Unesco informa que o concurso tem como objetivo ajudar a chamar atenção sobre as condições de trabalho dos jornalistas. “A segurança dos jornalistas e o combate à impunidade são elementos centrais para apoiar a liberdade de expressão e de imprensa. Em média, a cada cinco dias um jornalista é morto por trazer informação ao público. Nos últimos 10 anos, 827 jornalistas foram mortos de acordo com estatísticas da Unesco”, explica o texto de divulgação do concurso.
A data limite para enviar os trabalhos para a equipe da Unesco é 15 de abril, às 13h (horário de Brasília). As fotografias devem ser enviadas para Michelle Salomons no endereço de e-mail: m.salomons@unesco.org.
Fonte: Portal Comunique-se
10/04/2017
Curso de Medicina cria Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico
Imagem: Reprodução
O curso de Medicina da Ulbra Canoas criou no primeiro semestre de 2016 o Núcleo de Apoio e Orientação Psicológica e Pedagógica aos Estudantes de Medicina. Coordenado pela psicóloga Kátia Pires e pela pedagoga Caren Bühler, ambas docentes do curso de Medicina, com o objetivo de se tornar um espaço de acolhimento para os alunos, o NAOPPEM tem oferecido suporte emocional e pedagógico. Um ano após sua criação, a professora Kátia Pires comenta como estão evoluindo as ações do núcleo e os desafios que estão por vir.
Conforme a professora, é comum que os alunos fiquem sobrecarregados com a grande demanda de estudos e também por estarem longe de suas famílias, fatores que muitas vezes levam a dificuldades para o cumprimento das exigências acadêmicas. "O objetivo central é dar suporte ao acadêmico tanto no âmbito emocional como na organização dos estudos, contemplando os objetivos do curso na formação de médicos mais humanizados, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso", comenta Kátia, que enfatiza que também existe espaço de escuta aos professores.
O atendimento oferecido busca acolher as demandas trazidas pelos estudantes para orientá-los e, quando necessário, encaminhá-los para serviços especializados.
No primeiro ano de atuação, o NAOPPEM obteve êxito com os casos que atendeu e já é visto pelos estudantes que o conhecem como um lugar que os acolhe.
O horário de atendimento é segunda-feira, das 8h30min às 13h30min, e quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações em: (51) 3477.9171.
Fonte: ACS ULBRA
10/04/2017
Inovação será o tema do novo Coletiva Debates
Imagem: Divulgação
A próxima edição do projeto ‘Coletiva Debates – Precisamos conversar’ já tem data marcada. Com o tema Inovação, o evento será realizado em 18 de abril, às 18h, no Espaço Voz (Anexo 2 do Shopping Total, 3º andar). Promovido pelo portal Coletiva.net, em parceria com o Grupo RBS e a PUC, o encontro abordará o tema sob três aspectos: comportamento humano, modelos de negócio e presente e futuro da Comunicação.
“Em breve, teremos uma nova revista dedicada a este tema, que estamos chamando de ‘filhote’ da já consolidada Tendências Comunicação. A exemplo desta publicação, a matéria de abertura da Inovação terá como base o resultado deste Coletiva Debates”, explica a publisher da empresa, Márcia Christofoli. Segundo a jornalista, este é um assunto que converge com o público do veículo, uma vez que os mercados jornalístico, publicitário ou de Marketing são altamente impactados.
O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. Os interessados deverão fazer sua inscrição pelo link: https://goo.gl/awcjJt.
Fonte: Coletiva.net