A Agex não começou em 2017.
Quer ver as notícias antigas?
Acesse agexonline.wordpress.com/
18/04/2017
PM de PE veta divulgação de notícias negativas
Imagem: JPM de Pernambuco / Divulgação
A Secretaria de Defesa de Pernambuco determinou que Policiais militares estão proibidos de repassar informações aos veículos de imprensa sobre ocorrências caso elas não sejam positivas para a corporação. A ordem, que foi enviada por meio de um ofício a todos os batalhões do Estado, vazou e passou a circular no último dia 11 em redes sociais.
A Folha de S.Paulo publicou que Conhecidos como “resenhas diárias”, os textos eram enviados com um pequeno histórico de cada caso registrado. Em ocorrências de homicídio eram relatados nos documentos, por exemplo, nomes dos envolvidos, local, data e como foi o crime.
No texto assinado pelo coronel José Flávio Morais de Santana, responsável pelo comando de oito batalhões e quatro companhias do interior de Pernambuco, são definidas como “informações positivas” que podem ser divulgadas “apreensões de armas e drogas, prisão de homicidas, traficantes, assaltantes e etc”.
Portanto, diz o ofício, “está terminantemente proibido o repasse [dos dados] diretamente para a imprensa sem que ocorra antes os ajustes necessários”. A justificativa dada no final do documento é que a medida visa “preservar as informações pessoais de vítimas, acusados e testemunhas”.
Para Osnaldo Morais, vice-presidente regional da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a medida da PM pernambucana causa, no mínimo, estranheza, já que a decisão acontece justamente no momento em que há aumento nos índices de violência.
De acordo com o próprio governo do Estado, a taxa de homicídios cresceu 13% em 2016, em comparação com o ano anterior. Em janeiro passado, Pernambuco registrou o maior número de homicídios no Estado dos últimos dez anos, com 479 mortes.
Desde então, a Secretaria de Estado da Defesa Social mudou a metodologia de divulgação, que deixou de ser diária e passou a ser mensal, sem informar detalhes das vítimas como idade e sexo.
“A comissão de ética do Sinjope [Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco] deve apurar se existem jornalistas envolvidos nessa decisão de obstruir o acesso à informação. Caso haja, será aberto um processo que pode culminar com punição aos profissionais”, afirmou Morais, que também é diretor da entidade.
Fonte: Associação Brasileira de Imprensa
18/04/2017
Facebook cria “manual” para internauta identificar notícias falsas
Imagem: Divulgação
O combate ao chamado fake news parece ter conquistado mais espaço no Facebook. Nesta semana, a rede começou a distribuir para seus usuários uma espécie de “manual” para identificar as notícias falsas. “Queremos impedir a divulgação de notícias falsas no Facebook. Enquanto trabalhamos para conter a disseminação, eis algumas dicas”, explicou.
No total, o Facebook dá 10 dicas e informa que o conteúdo tem apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio. A lista apresenta itens como seja cético com as manchetes, olhe atentamente para a URL, investigue a fonte que passou a informação e busque outras fontes.
Algo muito importante que o Facebook sinalizou neste conteúdo tem relação com notícias notadamente humorísticas, como por exemplo, os conteúdos distribuídos por páginas como o Sensacionalista. “Algumas vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes da história e o tom sugerem que pode ser apenas uma brincadeira”, aconselhou a rede de Mark Zuckerberg.
Fonte: Portal Comunique-se
18/04/2017
Rodaika e o seu programa Mistura deixarão RBSTV
Imagem: Jean Pierre Kruze
Após 22 anos de casa, Rodaika deixará a RBS TV e permanecerá com projetos na rádio Atlântida de agora em diante. A ideia é que, a partir do segundo semestre, ela e o marido, o também comunicador Alexandre Fetter, comecem a planejar uma rotina menos intensa. O casal pretende, inclusive, fazer participações diretamente do exterior, apesar de não terem planos de deixarem o Grupo RBS.
O programa Mistura com Rodaika, apresentado por ela aos sábados na RBS TV, tem seu fim previsto para 6 de maio, quando será transmitida a última gravação em formato de despedida. A atração deixa a grade para dar lugar à transmissão dos jogos do Sport Club Internacional que, neste ano, disputa a série B do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Coletiva.net
18/04/2017
Aula inaugural tem com tema "O Farmacêutico do Futuro"
Imagem: André Bresolin/Ulbra
O Farmacêutico do Futuro: Adaptando-se aos Novos Tempos foi o tema da aula inaugural do curso de Farmácia da Ulbra Canoas, que aconteceu na noite de quarta-feira, 12 de abril. A atividade foi conduzida pelo egresso do curso, Jamar Tejada, que explanou sobre mercado de trabalho, perspectivas da profissão, e relatou experiências vividas em sua trajetória profissional.
Os novos rumos de atuação na área foram apresentados pelo palestrante, que também incentivou os acadêmicos a buscarem constantemente a busca pelo conhecimento. "Construí minha reputação no mercado trabalhando com muito amor e prezando pela ética profissional. Busquei constantemente me diferenciar. Já fiz oito pós-graduações", argumentou Tejada. O convidado deixou conselhos preciosos para os futuros profissionais. "Quem ingressar no mercado de trabalho deve saber qual a real necessidade do público que busca atendimento. Atualmente a farmácia clínica vem ganhando cada vez mais espaço", salientou.
Profissional de destaque, Tejada participa regularmente de programas da TV Gazeta de São Paulo, onde compartilha conhecimentos científicos sobre saúde e bem-estar. Ele é proprietário da Anjo da Guarda-Farmácia de Manipulação e Homeopatia, que é a primeira farmácia boutique do país, em São Paulo. O local possui uma infraestrutura inédita que privilegia a comodidade e conforto no atendimento dos clientes.
No início da aula inaugural foi apresentada a nova diretoria do Centro Acadêmico do curso, que terá como presidente a aluna Iasmine de Oliveira.
Fonte: ACS Ulbra
12/04/2017
Porto Alegre recebe evento sobre tendências em marketing digital
Imagem: Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo, Porto Alegre receberá o RD on the Road, evento que tem como objetivo divulgar estratégias de marketing digital e apresentar as tendências na área. O encontro ocorrerá nesta terça-feira, 11, no hotel Plaza São Rafael (rua Alberto Bins, 514, bairro Centro), em Porto Alegre, a partir das 8h30. O RD é promovido pela Resultados Digitais, empresa que trabalha com plataforma de automação de Marketing e gestão de Marketing Digital.
Nesta edição, o evento contará com um time de sete palestrantes, com destaque para o cofundador e CEO da Resultados Digitais, Eric Santos. Também integram a programação André Siqueira e Gabriel Costa, da Resultados Digitais; Alex Lima, da Glóbulo; Flavia Gamonar, da Content Review; Lucia Haracemiv, da DNA de Vendas; e Rafael Terra, da Fabulosa Ideia.
Após a realização na Capital, o RD on the Road seguirá pelo Sul do País, passando por Curitiba (PR), nos dias 24 e 25 de abril, e por Joinville (SC), em 26 e 27 deste mês. O evento percorrerá 11 cidades no total, chegando, pela primeira vez, à região Norte, em Belém do Pará (PA).
A programação completa pode ser acessada pelo site www.rdontheroad.com.br/porto-alegre.
Fonte: Coletiva.net
12/04/2017
Estadão.com passa a veicular conteúdo do New York Times
Imagem: Reprodução
O Estadão fechou parceria com o The New York Times para veicular com exclusividade o New York Times International Weekly para audiências digitais no Brasil. De acordo com o veículo brasileiro, o novo acordo reforça a missão de ambos os veículos de fazer jornalismo com excelência, profundidade e credibilidade. O conteúdo está em veiculação pela plataforma desde domingo, 8.
Idealizado para acompanhar a cobertura diária das publicações parceiras, o The New York Times International Weekly é distribuído em 20 jornais em 16 países ao redor do mundo, atingindo mais de cinco milhões de leitores a cada semana. O suplemento é produzido por editores em Nova York e traz cobertura original de assuntos internacionais, estilo de vida, negócios, ciência, tecnologia e cultura.
Na plataforma exclusiva, serão publicadas cerca de 30 reportagens semanais – além de vídeos e galerias de fotos – produzidas por repórteres espalhados por todo o mundo. Os leitores poderão ver os destaques na página inicial do portal ou navegar por todas as editorias no hotsite da iniciativa.
“O conteúdo, produzido por jornalistas consagrados do New York Times e publicado em Português traz um olhar analítico, envolvente e abrangente sobre os fatos que movem o mundo”, informa o Estadão ao apresentar a novidade. O jornal promete, por meio das reportagens, trazer ao leitor olhar original sobre lugares como o interior da Austrália, a capital do Paquistão ou as Ilhas Fiji. Além de mostrar personagens distintos como um homem de gelo, um paciente com câncer ou um político brasileiro.
Diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto avalia o acordo com o New York Times como “passo importante na estratégia do Estadão de fortalecer suas plataformas digitais com inovação permanente e acréscimo de conteúdos exclusivos”. O executivo destaca, ainda, que as audiências do jornal passam a contar com mais conteúdos caracterizados pela excelência no jornalismo e credibilidade.
“A edição digital do The New York Times International Weekly é excelente oportunidade para expandir a missão e o alcance digital do The New York Times. Estamos animados para trazer maior reconhecimento do jornalismo do New York Times para um público brasileiro qualificado e curioso através do aprofundamento do nosso relacionamento com o Estadão”, diz o diretor geral de News Service e Print Innovation no The New York Times, Michael Greenspon.
Por meio de seu site, o Estadão afirma, ainda, que a parceria convida os leitores a sair de suas “bolhas informativas”, criadas por algoritmos que dominam a navegação na internet. “Se, no Facebook, o leitor muitas vezes só encontra aquilo que já sabe, e com o que concorda, em estadao.com.br é convidado a ampliar seus horizontes. A ter uma nova perspectiva sobre o Brasil e o mundo”, declara o jornal.
Fonte: Portal Comunique-se