A Agex não começou em 2017.
Quer ver as notícias antigas?
Acesse agexonline.wordpress.com/
Com o intuito de valorizar o profissional de imprensa e estimular a publicação de informações sobre a atuação dos Procuradores do Rio Grande do Sul, a Associação dos Procuradores do Estado (Apergs) lançou o Prêmio Apergs de Jornalismo. O período de inscrições abrirá às 9h do dia 5 de maio e se encerrará às 18h do dia 15 de setembro. Poderão participar profissionais da comunicação do Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros registrados na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, além de estudantes universitários matriculados em cursos de Jornalismo.
Os interessados poderão submeter trabalhos publicados entre 31 de agosto de 2016 e 31 de agosto de 2017 nas seguintes categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Webjornalismo. Os estudantes universitários concorrerão a um prêmio especial e poderão inscrever trabalhos nas cinco habilidades.
Todos os trabalhos concorrerão ao prêmio principal, ‘Prêmio Apergs de Jornalismo’, independentemente da categoria em que estiverem inscritos. Os vencedores serão premiados durante cerimônia a ser realizada no dia 9 de novembro em horário e local a serem definidos.
A distinção tem apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); da Associação Gaúcha de Emissora de Rádio e TV (Agert); do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindjors); e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS). Mais informações podem ser obtidas no site www.apergs.org.br/premiojornalismo.
Fonte: Coletiva.net
Mulheres comandam narração de partida de futebol feminino
27/03/2017
Associação dos Procuradores do Estado lança Prêmio Apergs de Jornalismo
27/03/2017
Imagem: Divulgação/Rádio Estação Web
As comunicadoras da Rádio Estação Web (REW), de Porto Alegre, narraram a partida entre os times femininos do Grêmio e do Corinthians, que entraram em campo neste domingo, 26, pela terceira rodada do Brasileirão da modalidade. A partida foi realizada no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e terminou com a vitória da equipe paulista por cinco a zero. A narração foi de Clairene Giacobe, seguida de Paula Cardoso nos comentários e Cleunice Schlee na reportagem.
A direção da emissora disse que Clairene ficou contente por estar mais uma vez à frente de uma jornada esportiva. “É meu terceiro jogo como narradora. Gratidão ao diretor Rogério Barbosa e a todos da rádio por me darem mais essa oportunidade. Como ex-jogadora, sinto-me honrada em relatar um grande clássico do futebol brasileiro”, agradeceu. Paula destacou o trabalho feito pela equipe. “Mesmo com a derrota gremista, este 26 de março de 2017 ficará marcado em nossa história de quase sete anos no ar. Todas estão de parabéns”, parabenizou.
Os gols estão disponíveis no site www.radioestacaoweb.com e nas redes sociais da emissora, que também pode ser ouvida pelos aplicativos TuneIn e RadiosNet para todas as plataformas, e também em aplicativo próprio para sistema Android.
Fonte: Coletiva.net
Imagem: Divulgação
27/03/2017
Café com Idiomas volta à Ulbra Canoas em 2017
Imagem: Luiz Munhoz/Ulbra
27/03/2017
Ulbra promove I Concurso de Moda Inclusiva RS
Foto: Divulgação
O Café De La Vita, espaço localizado no andar térreo do prédio 1 do campus Canoas, recebe na próxima quinta-feira, 30 de março, às 18h, a primeira edição de 2017 do Café com Idiomas, bate-papo informal que busca estimular a conversação em inglês e espanhol entre alunos e colaboradores da Universidade.
Promovido pelo Instituto de Línguas da Ulbra (Ilubra), em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Instituição, o evento chega ao seu segundo ano de existência trazendo novidades para os participantes. Além de mais longos, os encontros passam a ocorrer também aos sábados, algo que atrai um novo público, garante o coordenador do Ilubra, Fabiano da Silveira. "Os alunos do próprio Instituto não conseguiam participar devido ao horário da atividade. Para solucionar esse problema, vamos organizar uma edição mensal adicional do evento, sempre aos sábados, para que, dessa forma, possamos fomentar a integração da comunidade acadêmica", explica.
Com uma hora a mais de duração, os bate-papos possuem entrada franca. Somente em 2016, mais de 100 pessoas acompanharam as sete lições mensais do Café com Idiomas. Um resultado positivo, conforme atesta Fabiano. "Até agora, tem sido uma experiência muito satisfatória, nós conseguimos fidelizar um público cativo que comparece periodicamente aos encontros", revela o educador com entusiasmo.
Fonte: ACS Ulbra
O curso de Design de Moda da Ulbra está promovendo o I Concurso de Moda Inclusiva RS, que acontecerá no dia 21 de junho, às 20h, na Ulbratech, no campus Canoas. Na ocasião, serão julgados os 20 looks selecionados pela comissão julgadora no período descrito no edital. Estudantes de Design de Moda, Design e áreas afins de qualquer instituição de ensino superior e profissionais de Moda do Rio Grande do Sul podem participar. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 14 de abril, no site www.ulbra.br/concursomodainclusivars.
"Em São Paulo, um evento como este está acontecendo há bastante tempo, promovido pelo Governo do Estado. Estamos propagando no Sul a ideia de moda inclusiva com este concurso", disse uma das organizadoras, Leticia Schiehll, que, ao lado da professora Carina Carlan, estão à frente do concurso promovido pela Ulbra.
O concurso integra um projeto de extensão comunitária que reúne alunos e professores que se dedicam à divulgação do conceito. O objetivo do encontro, que reunirá diversos profissionais do setor, é sensibilizar o mercado têxtil gaúcho para a viabilização de soluções e inovações nos processos de modelagem e acabamento de peças de roupa.
Fonte: Reprodução G1
27/03/2017
Diversidade marcou a corrida Ulbra Day Run
Imagem: Luiz Munhoz/ Ulbra
Mais de 1.200 pessoas participaram da Ulbra Day Run, na manhã deste domingo, 26 de março, no campus Canoas. Além do reitor, Marcos Fernando Ziemer, e de integrantes da Reitoria, alunos, egressos e colaboradores da Instituição suaram a camiseta nas provas, que foram divididas em três percursos: 3km, 5km ou 10km.
O evento, que integra as comemorações dos 45 anos de criação da Ulbra, é uma promoção do jornal Diário de Canoas com patrocínio máster da Universidade e apoio da Abuse, rádio Mix e Ulbra TV.
"A Ulbra está comemorando 45 anos com este evento que incentiva o esporte, em parceria com o Grupo Sinos, que possibilitou a realização da corrida. O esporte está incluído dentro da proposta pedagógica da Universidade. Vamos correr!", disse o reitor, antes de realizar a prova dos 5 km.
O diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, destacou o empenho de todos os colaboradores, professores e alunos envolvidos na organização do Ulbra Day Run. "É um momento importante, de comemoração, que abre as portas da Universidade para a comunidade conhecer um pouco mais da estrutura que este campus universitário tem a oferecer", disse Brito.
As provas, que iniciaram às 8h, foram divididas nas categorias masculino e feminino e a premiação aos vencedores foi feita por faixa etária. Os cinco primeiros colocados em cada distância, nas duas categorias, ganharam troféus e os três primeiros de cada categoria, medalhões. A Brigada Militar prestigiou o evento, representada por um grupo de 82 policiais militares que correram a modalidade dos 10 km.
Se depender de Junior Guilherme Vargas, o filho João Miguel, de seis anos, participará dos próximos campeonatos. O menino acompanhou o pai no evento, mas a sua cadeira não é apropriada para as corridas. Vargas já colocou como meta adquirir o equipamento para correrem juntos. Mas outras crianças acompanharam os pais na pista. Helena Nyland, de um ano, correu com a mãe, Joana Nyland, o percurso de 10 km. "Sempre corremos juntas, desde que eu esperava o nascimento de Helena. Já participamos de diversas maratonas, também em outros estados", afirmou a atleta.
O ex-colaborador e egresso do curso de Direito, Willian Botton, retornou ao campus para participar da maratona. "É bom retornar para realizar essa prova na Universidade, que foi o meu primeiro emprego, cresci aqui", disse Willian Totton. Jefferson Cunha, professor do curso de Administração e o colaborador da Ulbra, Christian Silva, estavam entre os participantes dos percursos de 5k e 3km, respectivamente. A professora do curso de Design de Moda da Universidade, Carina Carlan, venceu na modalidade feminina o trajeto de 10 km.
Para quem acredita que existe uma idade limite para correr, o professor aposentado Rubens José de Souza, de 82 anos, prova que não. "Eu comecei a correr há trina anos e não parei mais. Na semana passada participei de uma etapa em Caxias do Sul. Vejo onde tem inscrição para prova, nos sites, e vou atrás", diz Souza com um entusiasmo que provoca admiração de qualquer atleta. Morador de Tramandaí, ele desenvolve no litoral Norte, há 25 anos, um projeto voluntário neste esporte, onde coordena a equipe The Flash, que conta com trinta alunos carentes. Na Ulbra Day Run Rubens ficou no segundo lugar de sua categoria, que teve como vencedor um atleta com dez anos a menos que ele.
Cerca de 200 voluntários da Instituição, entre docentes, acadêmicos e colaboradores contribuíram na organização e realização do evento comemorativo. Alunos e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia participaram ativamente nos cuidados dos competidores. O curso de Educação Física atuou como staff e atendimento aos atletas em áreas relacionadas ao desempenho. Os voluntários dos cursos de Farmácia e Enfermagem verificaram pressão arterial e glicemia e a equipe da Fisioterapia ofereceu massoterapia e recuperação pós-corrida.
Todos os participantes que completaram os percursos receberam medalhas. O trofeu foi entregue a cada um dos cinco primeiros colocados na geral em cada distância, feminino e masculino. Os três primeiros colocados nas categorias por idade receberam medalhão.
Primeiros colocados na categoria geral
- Prova 3 km
Feminino: Beatriz Lima
Masculino: Vinícius Boeira Pavani
- Prova 5 km
Feminino: Marilda Machado de Oliveira
Masculino: Cezar Batista Camilo
- Prova 10 km
Feminino: Carina Carlan
Masculino: Richard Pacheco Ribeiro
27/03/2017
Ulbra e ONG Parceiros Voluntários firmam acordo
Foto: Rodrigo Guerin/ ACS Ulbra
Planejar e executar projetos comunitários e educacionais, realizar ações para a sensibilização para a cultura de voluntariado, além de pesquisa, desenvolvimento e disseminação de tecnologias sociais em todo o Rio Grande do Sul, todos esses objetivos estão presentes no Acordo de Cooperação Técnica que foi firmado na manhã desta quinta-feira, 23 de março, entre a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a ONG Parceiros Voluntários.
Para o reitor Marcos Fernando Ziemer, a assinatura deste acordo reforça a identidade da Ulbra junto à comunidade em que ela está inserida, contemplando o planejamento dos próximos cinco anos da Instituição. "Esta parceria vem de encontro com o desafio de chegar na comunidade, não só com ações pontuais, mas tornando-se perene, trazendo uma maior contribuição a eles."
O superintendente da Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, agradeceu a parceria firmada e destacou o êxito de projetos que já ocorrem entre ambas organizações. "Acredito que as nossas duas entidades podem sim trabalhar de uma forma mais articulada e que a gente consiga potencializar as nossas instituições, assim como a Parceiros Voluntários e a Ulbra. Quem vai sair ganhando é a comunidade", afirmou.
Na ocasião, Nahas ofereceu ao reitor um exemplar do Relatório Social 2016 da ONG, onde são apresentados os projetos, dados e seus impactos na comunidade.
Participaram do ato de assinatura o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, a diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Imperatore, e a coordenadora do Programa Teia Social, Maria Inês Lara.
A ONG Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 pelo idealismo de Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente voluntária. Ao longo de 20 anos de atuação, tornou-se uma Organização da Sociedade Civil, de Assistência Social, referência no Brasil em seu segmento de atuação: o assessoramento. Atualmente, sua estratégia está alicerçada em eixos: Fortalecimento da Teia Social, Valores na Educação e Exponencialidade: Integri.
Fonte: ACS Ulbra