A Agex não começou em 2017.
Quer ver as notícias antigas?
Acesse agexonline.wordpress.com/
24/03/2017
Grupo RBS lança aplicativo que reúne necessidades dos cidadãos
Foto: Divulgação
O Grupo RBS lançou o aplicativo ‘Pelas Ruas’ nesta quinta-feira, 23. A ferramenta permite aos usuários que apontem as falhas da região em que estes residem. Através de um mapa, as equipes de reportagem da organização estarão conectadas com as necessidades dos cidadãos.
De acordo com a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, o app é uma entrega importante, a partir de uma parceria entre RBS TV, Zero Hora e Gaúcha, para a população. A proposta é mapear os problemas do município e cobrar do poder público as demandas da população. “É um mapa de atuação do Jornalismo da RBS e parte da nossa crença na colaboração para a construção de uma cidade melhor”, disse.
A partir do levantamento dos dados enviados pelo público, cada veículo adaptará o conteúdo para seus formatos e tudo estará concentrado no digital. A interface é semelhante com a rede social Instagram. Os usuários postam uma foto e uma equipe será responsável por liberar o conteúdo. O acesso pode ser feito com o login do Facebook.
O ‘Pelas Ruas’ é gratuito e está disponível para download na Play Store, para smartphones com sistema operacional Android. Em breve, a ferramenta estará na App Store, da Apple.
Fonte: Coletiva.net
24/03/2017
Twitter considera versão premium de Tweetdeck depois de 11 anos como gratuito
Foto: Divulgação
O Twitter está considerando a criação de uma versão premium de sua rede social voltada a profissionais, anunciou a companhia nesta quinta-feira (23), elevando a possibilidade de que a empresa poderá cobrar assinatura de alguns usuários pela primeira vez.
Como a maior parte das companhias de mídia social, o Twitter desde sua fundação há 11 anos tem se concentrado em criar uma grande base de usuários para um serviço gratuito financiado por publicidade. No mês passado a empresa divulgou que tinha 319 milhões de usuários no mundo.
Mas diferente do Facebook, o Twitter não tem conseguido atrair receita publicitária suficiente para ter lucro, mesmo com toda a popularidade que recebe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outras celebridades que utilizam a rede social.
O Twitter está conduzindo uma pesquisa "para saber o interesse em uma nova versão mais avançada do Tweetdeck", que é uma ferramenta que ajuda os usuários a navegar pela rede social, disse a porta-voz Brielle Villablanca.
"Regularmente conduzimos pesquisa com usuários para termos informações sobre a experiência deles no Twitter e para basearmos melhor nossas decisões de investimento de produto. Estamos explorando várias formas de tornar o Tweetdeck mais valioso para profissionais."
Não há indicação de que o Twitter esteja considerando cobrar tarifas de todos os seus usuários.
A informação sobre a pesquisa do Twitter foi publicada mais cedo na própria rede social. Jornalistas publicaram imagens de telas que mostram como a versão premium do Tweetdeck poderia se parecer.
A versão poderia incluir "ferramentas mais poderosas para ajudar anunciantes, jornalistas, profissionais e outros usuários em nossa comunidade a encontrar o que está acontecendo no mundo de maneira mais rápida", mostra uma das telas publicada na conta @andrewtavani.
Fonte: Reprodução G1
23/03/2017
Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2017 com concerto Barroco
Imagem: Nathan Carvalho
No dia 2 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico, que há 14 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil. Para o concerto de abertura, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com obras de compositores do período Barroco Italiano: Giovanni Battista Pergolesi, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli e Giuseppe Torelli. O destaque do espetáculo fica por conta da execução de Stabat Mater, com música de Pergolesi. Trata-se de um hino do século XIII, conhecido como Dolorosa, um dos mais pungentes e diretos poemas medievais que medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação. A obra, escolhida em função da proximidade com a Páscoa, será cantada por Angela Diel (mezzo-soprano) e Raquel Fortes (soprano).
Na sequência, a Orquestra apresenta Sonata a 4 em MIb M, Al Santo Sepolcro, de Vivaldi, um dos maiores nomes do período Barroco. O programa segue com Concerto Grosso Op. 6 n.1, de Corelli, compositor reconhecido por ter contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento, conquistando definitivamente a corte. Esta obra terá solo de Émerson Kretschmer (violino), Marcio Cecconello (violino) e Alexandre Diel (violoncelo).
O espetáculo se encerra com Concerto para orquestra de cordas, Op 6 n. 1, de Torelli, contemporâneo de Corelli, que teve grande importância no desenvolvimento do Concerto Grosso (forma característica do período Barroco, estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas --- geralmente dois violinos e um violoncelo --- dialoga com o resto da orquestra).
Mais informações podem ser obtidas em http://www.ulbra.br/canoas/.
Fonte: ACS Ulbra
Ao completar 25 anos, O Correio passa a ser totalmente digital
23/03/2017
Foto: Divulgação
Em março de 1992, Cachoeira do Sul ganhava um jornal impresso, que circulava duas vezes por semana e se chamava Correio Popular. Ao completar 25 anos de atividades, o hoje intitulado O Correio passa a ser totalmente digital (www.ocorreio.com.br) e gratuito aos seus assinantes. A equipe exclusivamente voltada ao ambiente online estará focada, essencialmente, a uma maior amplitude de conteúdos especialmente preparados e direcionados à realidade local.
De acordo com o Grupo Fandango, detentor do veículo, a novidade está ligada às novas tendências mundiais de informação e aos hábitos comportamentais dos usuários de internet. A ideia é reposicionar o jornal para torná-lo mais moderno e dinâmico. As orientações editoriais consistem em publicações comprometidas com os valores da comunidade e na prestação de serviços.
O Correio, que tem como fundador Pedro Germano, falecido em abril de 2006, foi aumentando sua frequência de circulação ao longo dos anos, além de mudanças no projeto gráfico. Em 1999, por exemplo, marcou a história do jornal a impressão em cores nas primeiras páginas. Em 2003, se tornou diário e lançou sua versão online.
Fonte: Coletiva.net
Tiago Flores palestra na aula inaugural do curso de Administração
Recepção aos Calouros leva incentivo aos novos acadêmicos
22/03/2017
22/03/2017
Inscrições para a Oficina de Criação Literária estão abertas
Imagem: Reprodução
As inscrições para a 2ª edição da Oficina de Criação Literária da Ulbra estão abertas até a próxima segunda-feira, 27 de março. As aulas serão ministradas pelo coordenador do curso de Letras da Instituição, Ítalo Ogliari, entre os dias 10 de abril e 12 de junho, às terças-feiras, das 19h às 22h. O curso estimula o exercício da escrita a partir de atividades práticas, discussões de textos e troca de experiências relacionadas à construção de personagens e de gêneros narrativos, como contos, crônicas, romances.
Os participantes do workshop aprenderão técnicas de tratamento textual, como os cuidados com tempo verbal, ritmo frasal, construção de diálogos e adjetivações. Questões referentes ao tempo e estrutura narrativa também devem ser abordadas ao longo do minicurso.
Ítalo Ogliari é doutor em Teoria da Literatura e autor de diversas obras publicadas como A Mulher que Comia Dedos (editora WS, Porto Alegre), Ana Maria Não Tinha um Braço (editado pelo Instituto Estadual do Livro) e foi um dos vencedores do prêmio Coleção 2000. O seu primeiro romance, Um Sete Um, foi lançado pela editora carioca 7Letras, em 2007, que publicou também A Volta, em 2010. Seu mais novo trabalho é o romance O Cão ou A Vida da Menina que Não se Mexia Mais: Narrativa Cinematográfica (7Letras, 2016).
O número de vagas é limitado. Demais informações sobre valores e formas de pagamento podem ser obtidas através da página da Extensão, www.ulbra.br/canoas/extensao/cursos/.
Fonte: ACS Ulbra
Imagem:Luiz Munhoz/ Ulbra
O público que participou da cerimônia de Recepção aos Calouros na noite desta terça-feira, 21 de março, foi recebido com uma apresentação especial do Coral Universitário da Ulbra, que interpretou Beatles e Queen, sob a regência de Paulo Winterle. Os acadêmicos também foram presenteados com a conferência Sua Carreira Começa Hoje. E agora?, ministrada pela especialista em coaching e conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Helena Brochado.
Ainda no início do evento, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, renovou aos estudantes o compromisso da Instituição com a satisfação da comunidade acadêmica. "É um momento importante para a Universidade e também para os estudantes, que iniciarão uma nova etapa de suas vidas. Nesta caminhada, existirão obstáculos, mas desistir de uma graduação é um preço a ser pago para o resto da vida. O Núcleo de Apoio ao Discente, as coordenações de cursos e a Direção estão à disposição dos alunos para dar o apoio que precisarem, até que consigam concluir mais uma etapa de sucesso", assegurou.
Depois de apresentar o vice-reitor Ricardo Willy Rieth e o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, o reitor Marcos Fernando Ziemer garantiu apoio ao Diretório Central dos Estudantes, escolhido democraticamente nas eleições que aconteceram em dezembro de 2016 e canal de comunicação importante entre os estudantes e a Reitoria. Ele informou aos novos alunos que este ano é especial e histórico. "A Ulbra está completando 45 anos, período em que formou 190 mil profissionais em todo o Brasil. É também um ano de comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, que começou dentro de uma universidade", explicou Ziemer, convidando o público para comparecer ao Seminário Internacional Reforma, 500 Anos: Educação, Ciência e Cultura.
O reitor destacou a missão da Universidade, que foi definida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e salientou que a preocupação da Ulbra não é apenas de formar profissionais, mas de formar cidadãos que provoquem transformações na sociedade. "Valorizem a vaga que vocês conquistaram. Vocês são parte de uma pequena parcela de brasileiros que conseguem chegar até a educação superior. Felizmente, estão aqui juntamente com os 51.511 alunos da Ulbra em todo o Brasil, dos quais 15.000 são bolsistas integrais. Este também é nosso compromisso social enquanto universidade", informou Ziemer.
A palestrante Helena Brochado reiterou a importância da persistência na caminhada acadêmica, além de explicar que o autoconhecimento e a escolha de uma profissão que traga satisfação pessoal é importante para a carreira, que começa na universidade. "Somos melhores naquilo que temos mais talento e no que mais nos dedicamos. A faculdade requer dedicação", disse a coach.
Os diretores do DCE, Antoni Silva Koboldt e Ritiele Ortiz, agradeceram o espaço cedido pela Reitoria para cumprimentarem os estudantes e colocaram o Diretório à disposição dos alunos. Durante o evento, o Banco de Alimentos de Canoas arrecadou donativos não perecíveis
Fonte: ACS Ulbra
21/03/2017
Planejamento de carreira é tema de palestra da Recepção aos Calouros
Imagem: Divulgação
Com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, a psicóloga Helena Brochado é a palestrante convidada da Recepção aos Calouros da Ulbra Canoas, que ocorre nesta terça-feira, 21 de março, às 19h, no auditório 220 do prédio 1. Durante a conferência Sua Carreira Começa Hoje. E agora?, a especialista em coaching e conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) promete mostrar que o caminho para o sucesso profissional começa na aprovação do Vestibular e depende de uma série de atitudes e ações individuais que o aluno pode tomar desde o começo da graduação, como manter uma boa postura e desempenho acadêmico.
Helena Brochado é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com passagens por empresas como Net Serviços e Terra Networks,a conferencista foi responsável pela implantação do modelo de Consultoria Interna de RH que garantiu à Kley Hertz Farmacêutica uma posição no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar da ABRH.
Na ocasião, o Banco de Alimentos de Canoas recolherá donativos não perecíveis. A abertura do evento ficará por conta do Coro Universitário do campus, que realizará uma apresentação especial, sob a regência do maestro Paulo Winterle. A atividade de recepção aos calouros é aberta ao público e possui entrada franca. Mais informações podem ser obtidas no local.
Fonte: ACS Ulbra
21/03/2017
Imagem:Nathan Carvalho
A aula inaugural do curso de Administração será realizado na próxima quarta-feira (22), às 19h30min, no auditório do prédio 14. O evento contará com a palestra do Maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra Tiago Flores. O tema será Liderança e Gestão de Orquestras.
Flores foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e2001 e de 2011 a 2014. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura, em 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental, em 2006, e prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo, em 2008, com o show Beatles Magical Tour.
Formado pela UFRGS, sob a orientação de Arlindo Teixeira, partiu para São Petersburgo, onde realizou especialização em regência orquestral, com Victor Fedotov, excelente maestro, professor e artista popular russo. Participou de cursos, oficinas e festivais com o maestro alemão Kurt Redel e Lutero Rodrigues, membro da Academia Brasileira de Música, que foi regente titular da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em Porto Alegre, de 1996 a 2003.
O palestrante venceu o concurso Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Como regente convidado, atuou à frente de orquestras como a Filarmônica de Montevideo (Uruguai), Orquestra de Câmara da Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas de Nápoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaertem Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil, regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza,) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.
Fonte: ACS Ulbra