top of page

Roteiro escrito por aluno da Ulbra é premiado em Los Angeles

Laura, uma jovem boxeadora que precisa decidir os rumos de sua vida após um episódio trágico envolvendo a sua família é a personagem principal do curta “The Old Punching Bag”, roteirizado por Guilherme Martins, aluno do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda da Ulbra. O texto foi premiado no último dia 27 de março no festival “Hollywood Just 4 Shorts”, em Los Angeles, na categoria melhor drama.

O gosto pela escrita acompanha Guilherme desde cedo, mas apesar de muitos lhe indicarem o Jornalismo, foi na Publicidade que ele se encontrou na hora de se expressar nos textos. Foi em 2016 que a ideia de produzir roteiros começou. Apesar de já ter em mente seguir na carreira de roteirista, o início não foi fácil. “Em 2016, depois de ver um filme dos irmãos Cohen pela primeira vez (O Grande Lebowski) eu virei para mim mesmo e pensei: cara, eu quero fazer isso.” lembra Guilherme. “Quando comecei a produzir algo mais sério, foi bem difícil, tomei muito pau tentando desenvolver meus textos. Eu parei e decidi que para melhorar deveria estudar. Foi o que fiz em todo 2018”, disse o aluno.

Foi buscando referências em livros especializados em diálogo e estruturação de um roteiro além, é claro, da leitura de roteiros de grandes nomes do cinema mundial, como Tarantino, que Guilherme encontrou um rumo para melhorar suas produções. “Foram dias e noites na frente do computador, deixando de estar com a família e amigos para poder estudar. Quando entrou 2019 decidi que era hora de testar os conhecimentos que absorvi nesse um ano de estudo”, conta Guilherme. E o resultado foi positivo logo no início. “The Old Punching Bag” foi finalista em dois festivais, um nacional, em Recife, e outro na Itália, em Roma.

Ser finalista de duas premiações deu a noção de que as coisas estavam dando certo, Guilherme viu que o tempo gasto não foi em vão. No dia 27 de março ele recebeu a notícia de que seu roteiro havia ganhado um festival, diretamente da terra do cinema, Hollywood. “Eu fiquei muito surpreso. Normalmente as organizadoras dos festivais vão avisando conforme o texto vai passando de fase. Eles não fizeram isso. Simplesmente me avisaram: teu roteiro foi o grande vencedor”. Segundo Guilherme, os textos vencedores do festival são apresentados para produtoras americanas. Caso a ideia seja aprovada ela pode acabar sendo produzida. Além disso, o roteirista diz que pretende participar de outros festivais ao longo do ano para, quem sabe, conseguir fazer a ideia sair do papel.

O roteiro de The Old Punching Bag saiu de algumas vivências pessoais e de percepções do mundo do autor. “Cresci vendo luta de boxe com meus pais. Muitas vezes ficávamos acordado até tarde para ver uma luta que não durava um assalto. Sempre apreciei muito o esporte, apesar de não praticá-lo”. O pano de fundo da história estava montado, era a hora de saber quem seria o personagem principal dela. “Quando criança, apreciava muito super-heróis. É uma referência que me acompanhou na vida e sempre assisti algo sobre. Foi aí que eu parei pra pensar, será que as meninas também tem essa referência? Assim nasceu Laura, um exemplo de determinação e de força”, explica o estudante

Perguntado sobre qual dica daria para quem pensa em iniciar no mundo dos roteiros o colega não pensa duas vezes. “Assista bastante filme e estude. Assistir filme é importante, seja ele qual for. Não se prenda na ideia de ver filme ‘cult’. Olhe o que tiver vontade e preste atenção na história. Já o estudo é fundamental para aprender a desenvolver a ideia e entender os mecanismos de um roteiro, já que escrita é diferente de um conto, por exemplo. Quando tu pega um roteiro para ler tu vê a diferença entre o que foi a ideia do roteirista e o que saiu no filme”, conclui Guilherme.


コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page