O brasileiro por trás do novo personagem de Toy Story 4
Uma das animações mais amadas da Pixar ganhou sua quarta continuação. Toy Story 4 chega aos cinemas nesta quinta-feira (20) e promete novidades no roteiro. Os trailers já revelaram a presença de novos personagens. Woody e Buzz agora irão dividir as telonas com Coelhinho, Patinho e Garfinho.
A equipe do novo filme contou com a participação do brasileiro Claudio de Oliveira. O animador foi responsável pela criação do Garfinho, um personagem que não se vê como um brinquedo. Em entrevista para a agência France Presse, o brasileiro revelou que nunca tinha pensado em trabalhar com animação. Esse desejo só surgiu quando ele se mudou com a esposa para os Estados Unidos. Ao chegar no país, Oliveira foi estudar no Santa Monica College. Um tempo depois, começou a trabalhar na companhia de efeitos visuais Sony Imageworks e depois entrou no Walt Disney Animation Studios.
Na Disney, o animador já trabalhou em produções como “Enrolados” e “Detona Ralph”. Em 2013, ele entrou na Pixar e participou de grandes sucessos do estúdio como “Divertida Mente”, “Carros 3”, “Coco”, “Os Incríveis 2” e, agora, “Toy Story”.
A mente criativa das crianças
O mais novo personagem da trama foi inspirado em algo que as crianças adoram fazer: criar. Em seu primeiro dia no jardim da infância, Bonnie constrói com massinha, palito de picolé e um garfo de plástico, seu mais novo brinquedo: o Garfinho. O problema é que, diferente dos outros, ele não se vê dessa forma.
Oliveira contou que durante a criação do filme, os artistas tiveram oficinas para construir seus próprios Garfinhos e ver qual design seria o melhor. O animador também revelou, na entrevista, que houve uma química entre ele e o personagem. Quando criança, o brasileiro também costumava criar seus próprios brinquedos. “Trabalhar com esta história me fez perceber que um brinquedo feito à mão por uma criança pode ter uma dimensão e uma ligação muito maior do que o comprado em uma loja", afirmou Oliveira.