Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental está com inscrições abertas
Pelo sexto ano, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS) está organizando o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental voltado para profissionais, jornalistas e estudantes da área. A premiação também conta com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem. Para este ano, uma das novidades é a possibilidade de textos publicados em blogs concorrerem ao prêmio. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site da premiação até o dia 3 de setembro.
Serão cinco categorias, fotojornalismo, mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Para participar, as reportagens devem ter sido publicadas entre 1º de julho de 2018 e 30 de junho de 2019. Além do troféu, o primeiro colocado de cada categoria ganhará um prêmio de 5 mil reais. O segundo colocado receberá 2,5 mil reais e o terceiro, 1 mil reais.
Para o Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário, a premiação será de 1 mil reais para o primeiro colocado e 500 reais para o segundo. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, prevista para o mês de outubro. O regulamento completo e o formulário para inscrição se encontram no site Prêmio de Jornalismo Ambiental.
A ideia do evento é valorizar trabalhos de cunho ambiental e que tragam o debate para a sociedade. A mesa avaliadora será composta por ABES-RS, ARI e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, além de dois avaliadores da comissão julgadora do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado em Alagoas.
Comments