Mídias apostam em conteúdos pagos para 2019
Uma pesquisa realizada pelo Reuters Institute for Study indicou que as assinaturas são as principais apostas das empresas jornalísticas este ano. O levantamento “Journalism, Media and Technology Trends and Predictions” foi realizado com a participação de 200 entidades de mídia, de 29 países.
A pesquisa indicou que 52% dos entrevistados consideraram as assinaturas como principal fonte de renda. A publicidade impressa aparece em segundo lugar (27%), seguida pela digital (8%) e programas de doações (7%). O levantamento também indicou que alguns segmentos de notícias podem necessitar de subsídios. As organizações sem fins lucrativos são a fonte mais esperada para esse auxílio.
Em contrapartida, o levantamento indicou que o crescimento dos paywalls (método que restringe o acesso ao conteúdo através do pagamento de uma subscrição) tem afastado pessoas dos noticiários de qualidade. Em relação às “fake news” nas redes, os entrevistados acreditam que a questão continuará a ser um problema em 2019.
Apesar das atuais mudanças no algoritmo do Facebook, que tem prejudicado a disseminação dos conteúdos, muitas empresas irão investir na plataforma em 2019. Dos entrevistados, 43% acreditam que o aplicativo será “importante” ou “extremamente importante” este ano.
Acesse a pesquisa completa aqui.
Comments