Listados | 5 perfis de viajantes brasileiros pelo mundo
Quem nunca pensou em sair por aí, conhecendo esse mundão e as diferentes culturas que existem? Pensando nisso, o Listados de hoje vai nos trazer cinco perfis de brasileiros que enfrentaram esse desafio e colocaram o pé na estrada. Cada um deles têm as suas histórias e motivações para viajar, mas todos têm algo em comum: a paixão pela estrada.
Confira melhor cada um desses perfis e suas vans, kombis e fuscas que rodam ou rodaram pelo mundo. Quem sabe eles não te inspiram a fazer o mesmo algum dia?
Um casal e um cão numa Kombi chamada Madalena. Assim se define o casal Vanessa Kapper e Lorenzo Marques. Gaúchos e moradores de Santo ngelo, no Noroeste do estado, o casal colocou o pé na estrada no dia 1° de março de 2018. A ideia era rodar a América em seis meses. Porém, o começo foi um pouco complicado. Com apenas 140 km rodados, a Madalena fundiu o motor, ainda em terras gaúchas, na cidade de São Borja. O fato chamou a atenção de muita gente e o casal, obviamente, virou meme. Mas a persistência de Vanessa e Lorenzo os mantiveram na estrada. Argentina, Chile, Peru e Equador já foram riscados do mapa do casal, que atualmente se encontra em Natal, no Rio Grande do Norte. No meio dessa viagem eles ganharam um companheiro, ou melhor, um cãopanheiro, chamado Galeto. O Golden Retriever foi doado para o casal, que para buscá-lo saiu do Mato Grosso do Sul até o Paraná pedindo carona, para evitar mais gastos com a viagem. No fim, deu tudo certo e essa família segue por aí de kombi, mostrando o melhor da América Latina e do Brasil. Você pode ajudar o Lorenzo, a Vanessa, o Galeto e a Madalena comprando algum material deles ou doando por este link.
O Fusca é um dos veículos mais charmosos que já rodou no Brasil. Querido por muitos pelo seu design e formato ímpar, tem gente que é apaixonada pelos “cascudinhos”. Um destes apaixonados é o fotógrafo gaúcho Nauro Júnior, natural de Pelotas. Com seu fusca verde, apelidado de segundinho, Nauro partiu em direção a Rússia, no ano passado, durante a Copa do Mundo no país. Para poder sair, o fotógrafo lançou uma campanha para arrecadar 40 mil reais. O resultado chegou bem próximo disso, atingindo a marca de 37 mil. Por razões óbvias, o fusca 1968 foi embarcado em um cargueiro, que partiria rumo a São Petersburgo, onde encontraria Nauro. De lá partiu, acompanhado de Caio Passos, diretor audiovisual responsável pelas produções de vídeo para o canal de Nauro. O projeto deu tão certo que até a FIFA gravou cenas do fusca pela Rússia e diversos canais de TV nacionais e internacionais mostraram o Segundinho nas suas telas. Agora, de volta a sua terra, Nauro aproveita os momentos com a família e o seu fusca, que tem agora, na sua história, a vez em que andou na terra dos russos Lada.
Viajar é uma experiência e tanto, né? Imagina fazer isso sozinho, acompanhado apenas de sua cadela chamada Nina Joplin. Essa é a vida, ou melhor, a realização de um sonho para Cícero Abiorana. Partindo de Brasília, ainda este ano, o dono de uma kombi azul muito bonitinha tem como meta chegar na Califórnia, nos Estados Unidos. Para isso, serão pelo menos 12 países, passando por Peru, Equador e Colômbia. Lá, a Florisbela vai ter que seguir viagem de balsa, pelo mar. Cícero e Nina seguirão de avião até o Panamá, onde reencontrarão a kombi. A partir daí, mais países poderão contemplar a beleza e a bravura de Celeste rumo ao seu objetivo. A previsão de Cícero é que todo o trajeto leve pelo menos 68 dias. Na última quarta-feira o farmacêutico e Nina chegaram ao Peru, pela cidade fronteiriça de Assis Brasil, no Acre.
Fusca a Dois Bem, como vocês podem notar pelo nome, aqui temos novamente o carro mais famoso do Brasil de volta. Aqui, a viagem é uma parceria entre três amigos que tem algo em comum, o gosto pela
viagem e por querer conhecer e viver mais do mundo. Durante um ano, Raphael Prata, Adriano Medeiros e Lucian Antunes rodarão de ponta a ponta a América, ou seja, do Ushuaia, na Argentina, lugar conhecido como o fim do mundo, até o Alaska, último estado dos Estados Unidos, localizado ao lado do Canadá. O grupo está no início de sua jornada, que tem previsão de duração de pelo menos 365 dias, passando por 18 países da América do Sul, Central e Norte. Ao todo, serão mais de 80 mil km a bordo de Lya, um fusca fabricado em 1978. Os amigos chegaram no Chuí, do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (16). Antes disso, Rapha, Adriano e Lucian passaram em Porto Alegre para buscar seus vistos e visitaram o sítio do Nauro Júnior (o mesmo aqui de cima da Expedição Fusca América), escolhido como um tutor para o grupo de amigos. Já imaginou você e seus amigos em um fusca pelas américas? Ah, o pessoal do Fusca a Dois também aceita ajuda, seja como patrocinador ou comprando itens da loja virtual do grupo de amigos, basta entrar no site deles.
Nem só de fusca e kombi é feito esse Listados. Também temos Motorhome, para aqueles que querem um pouco mais de conforto. O casal Guilherme Toledo e Janaína Isabel da Silva partiram de Santa Catarina, também rumo ao Alasca, em 2017. Toda história desse casal, que quase não conseguiu o visto de entrada nos Estados Unidos, está disponível no canal de youtube pessoal dos dois, cada um dando o seu ponto de vista da viagem. A história deles não foi fácil. Originalmente eles partiram com uma van, chamada Sofia, que teve que ser vendida na chegada ao Estados Unidos, lá eles compraram o Motorhome chamado Thor. Um dos grandes trunfos do casal foi ter feito, do início ao fim, toda a Rota 66, uma das mais famosas do EUA. Outro ponto interessante no roteiro do casal foi a passagem pelo ônibus Fairbanks City Transit System Bus 142, modelo onde Christopher McCandless viveu os seus últimos dias de vida nômade. Essa história inspirou o livro e o filme “Na Natureza Selvagem”.
Comments