Instagram oferece ajuda quando termos “ansiedade” e “depressão” são pesquisados
Em sua última atualização, o Instagram instalou uma ferramenta na plataforma para dar suporte aos usuários. Ao pesquisar os termos “ansiedade” e “depressão”, o aplicativo abre uma mensagem na tela e permite que a pessoa escolha três formas de ajuda.
“Publicações com as palavras ou tags que você está procurando, muitas vezes, incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar”, diz o texto da nova aba. Ao clicar em “obter apoio”, o usuário é direcionado a uma página no navegador do celular com três alternativas: falar com um amigo, falar com um voluntário da linha de apoio ou receber dicas sobre saúde mental.
Na primeira opção, ele é orientado a conversar com pessoas próximas sobre o que está sentindo. Na segunda, o usuário é direcionado para o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço de prevenção ao suicídio que conta com voluntários 24 horas, para atendimento por telefone, no número 141, bate-papo ou e-mail. Já na terceira, ele encontra dicas de saúde mental, como sair ao ar livre, ouvir uma música tranquila ou escrever como está se sentindo.
Instagram é considerada a pior rede social para a saúde mental dos jovens
Uma pesquisa realizada no Reino Unido, em 2017, pela Sociedade Real para Saúde Pública, apontou o Instagram como a pior rede social para a saúde mental dos jovens. O estudo foi feito com 1.479 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, que avaliaram aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.
Em resposta ao resultado, o Instagram havia informado, na época, que já oferecia ferramentas e informações sobre como lidar com o bullying e que avisava os usuários sobre o conteúdos específico de algumas páginas. A empresa também afirmou que uma de suas maiores prioridades é manter a plataforma como um “lugar seguro e solidário” para os jovens. Esse posicionamento se refletiu na mais nova ferramenta criada para o aplicativo, este ano.
Comentários