Fotografias que marcaram o World Press Photo 2019
Uma das maiores e mais prestigiadas distinções de fotojornalismo anunciou seus vencedores no último sábado (13). A premiação é realizada pela World Press Photo, uma organização sem fins lucrativos fundada em Amsterdã. Este ano, o concurso contou com mais de 70 mil fotografias inscritas por mais de 4 mil fotógrafos, de 129 países. As imagens vencedoras farão, agora, uma turnê mundial ao redor de 40 países.
O retrato de Yanela Sanchez, 2 anos, e de sua mãe Sandra Sanchez chorando ao serem capturadas por autoridades americanas foi a grande vencedora de 2019. As duas estavam na fronteira que liga o estado do Texas ao México. “Eu acho que essa imagem tocou o coração de muitas pessoas, assim como a minha, porque humaniza uma história maior”, afirmou o fotógrafo John Moore. Antes mesmo de ganhar o prêmio, a fotografia já havia se tornado viral. Ela provocou um debate sobre a política anti-imigração de Donald Trump que acabou sendo revertida em 20 de junho do ano passado.
Veja abaixo algumas das fotografias inscritas no World Press Photo 2019:
1. Foto do Ano: Criança chorando na fronteira
2. Natureza: Colhendo patas de rã
As rãs, com as pernas cortadas e rodeadas por ovos, lutam contra a superfície depois de serem jogadas na água em Covasna (Romênia). Pernas de rã são frequentemente coletadas como alimento na primavera, quando machos e fêmeas se juntam para acasalar e desovar. Às vezes as pernas são cortadas enquanto o animal ainda está vivo. A exportação do produto rende ao país cerca de 40 milhões de dólares todos os anos. Uma pequena parte da população das montanhas dos Cárpatos ganha a vida coletando e vendendo pernas de rã na natureza.
3. Pessoas: A Moda em Dakar
Na foto, Diarra Ndiaye, Ndeye Fatou Mbaye e Mariza Sakho posam com roupas do designer senegalês Adama Paris. O Dakar é atualmente o lar da Fashion Africa TV, a primeira estação dedicada inteiramente à moda no continente. A edição anual do Dakar Fashion Week inclui um espetáculo de rua extravagante, aberto ao público, e assistido por milhares de pessoas de todos os cantos da capital.
4. Notícias da atualidade: O desaparecimento de Jamal Khashoggi
Fotógrafos lotaram as portas da Embaixada da Arábia Saudita, em Istambul logo após o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi. Como crítico do regime saudita, Khashoggi sumiu depois de entrar no consulado, em 2 de outubro, para realizar procedimentos administrativos. Após semanas de rumores e informações falsas, Riyadh anunciou que Khashoggi havia acidentalmente morrido durante uma briga. As autoridades turcas e a CIA alegaram que ele havia sido morto por agentes da inteligência saudita, que trabalhavam sob ordens da alta autoridade saudita.
5. Meio ambiente: As valentes
Um retrato de Petronella Chigumbura, que faz parte de um grupo de guardas florestais mulheres, que perseguem caçadores furtivos no Parque Nacional de Phundundu, no Zimbábue. Akashinga ("As valentes") é uma força ranger estabelecida como um modelo alternativo de conservação. Seu objetivo é trabalhar com as populações locais, e não contra elas, pelos benefícios de longo prazo de suas comunidades e do meio ambiente. Akashinga inclui mulheres de regiões desfavorecidas, que são capacitadas para se beneficiar diretamente da preservação da vida selvagem.
Fonte: World Press Photo e El País
Comments