Fios doados na campanha Cabelos de Aço se transformarão em alegria
Aos poucos, um cenário no saguão do prédio 11 foi se montando, na noite da última quarta-feira (24). Os olhos curiosos que passavam tentavam entender a finalidade da ação, simples, que consistia na doação de cabelo para a confecção de perucas, mas de grande valia para mulheres e crianças atendidas por três institutos do estado, o Hospital do Câncer Infantil, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) e o Instituto da Mama do RS (Imama-RS).
A campanha, feita como uma extensão da desenvolvida pela Brigada Militar do Estado, foi organizada pela Agência Experimental de Comunicação - Agex, pela equipe do Programa Prédio 11, pelo salão de beleza Estúdio do Campus e pela estudante de jornalismo Thayna Souza, estagiária de jornalismo na Brigada. A ideia surgiu após uma participação da BM no programa de televisão desenvolvido por estudantes de comunicação da Ulbra. A partir daí, a Agex foi responsável pelo desenvolvimento e execução da campanha, com uma peça que valorizava a ação nas rede sociais.
Ao todo, 14 mechas foram arrecadas durante toda a noite. Uma verdadeira corrente de empatia e construção da autoestima, feitas fio a fio, para ajudar quem enfrenta o câncer. Juliana Probst, 19 anos, estudante de jornalismo, foi uma das participantes. “Eu queria mudar algo em mim, mas não sabia como. Quando eu soube do evento eu vi a oportunidade de realizar um ato que teria importância para mim, mas também faria a diferença para outra pessoa. É um sentimento de satisfação, é como dividir e multiplicar a sua felicidade com alguém”, declarou. Quem também doou o seu cabelo foi o estudante Wesley Loebens. “O corte de cabelo que eu tinha já não havia significado para mim, então decidi doar, um ato simples, mas muito importante”, destaca o aluno.
Teve quem optou por trazer de casa a sua própria mecha, carregada de um forte simbolismo. “Sempre tive o cabelo comprido, mas depois que vi minha tia que teve câncer de mama precisando de uma peruca, decidi que queria fazer a minha parte em forma de agradecimento pela ajuda que tivemos. Infelizmente ela já não está mais aqui pra poder ver o que fiz, mas sei que ela ficaria contente”, disse Moniky Hartmann, 27 anos. Em seu relato a estudante de Recursos Humanos diz estar feliz por proporcionar um pouco de alegria para quem precisa. Moniky fez uma entrega de 40cm.
Para a dona do salão Estúdio do Campus, Raquel França, poder participar do evento foi muito positivo. “Sempre incentivamos nossas clientes a doar, é uma ação importante. O pensamento e o sentimento de fazer o bem ao outro é muito bom”.
Apesar de a ação já ter acontecido, quem quiser entregar a sua mecha pode vir até a Agex e deixar conosco. O único requisito é que o cabelo tenha, no mínimo, 15 cm de comprimento. Fios com tintura ou químicas podem ser doados sem problema algum.
Comments