top of page

Festipoa celebra literatura afro-brasileira e a luta contra o racismo


Na última segunda-feira (29), iniciou o FestiPoa 2019. O evento, voltado à literatura afro-brasileira, está na sua 12ª edição e trouxe como homenageada Sueli Carneiro, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra. As atividades são gratuitas e ocorrem até o dia 9 de maio em diferentes lugares de Porto Alegre.

Na abertura, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sueli debateu com a filósofa e ativista Djamila Ribeiro e a jornalista, poeta e editora Fernanda Bastos. Elas conversaram sobre as conquistas de cada geração contra o racismo, as disparidades de gênero e a luta de classes, além de relatar a importância de Sueli dentro do contexto étnico racial do Brasil. A aluna de jornalismo da Ulbra, Marina Silveira, foi prestigiar o evento da autora, tida como referência na luta da população negra. “O evento em si é muito importante, só o fato da abertura ter uma super lotação de 2 mil pessoas e mais mil do lado de fora, me faz sentir privilegiada de poder ter presenciado a fala dessas duas mulheres negras que foram e são fundamentais para eu, enquanto mulher negra, entender minha ancestralidade e de onde venho.”, disse. A estudante ainda destaca a importância dos textos acadêmicos da população negra. “ Foi uma troca de poucas palavras, mesmo assim, eu vi que sim, os textos delas são para fazer parte de minha vida, da vida de meus filho e meus netos, uma intelectualidade que vai mostrar para os meus que antes de nós houve muita luta e muita resistência”, conclui Marina

Outro ponto de destaque da programação é a presença do Dj KL Jay, um dos membros fundadores do maior grupo de rap do Brasil, Racionais MC’s. O músico vai bater um papo no Espaço Agulha (Conselheiro Camargo, 300 - São Geraldo) nesta quarta-feira (1°). Após, ele assumirá as pick ups do local para realizar uma apresentação musical.

Este ano,o Festipoa realizou uma campanha de financiamento coletivo para desenvolver toda a sua programação educativa, que leva escritores e artistas que participam do evento para escolas públicas da capital. Para contribuir, basta acessar o site da plataforma apoia.se relacionada ao Festipoa.

A programação completa do evento você pode conferir aqui, neste link. Com exceção das oficinas, todo o restante das atividades tem entrada franca. Para participar basta ir até o local. O interessado deve estar atento ao limite de participantes por evento. Para participar das oficinas a pessoa deve entrar em contato com a organização do Festipoa na página oficial no Facebook e fazer inscrição prévia.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page