Estudantes de jornalismo já podem se inscrever em oficina do Exército Brasileiro
O Comando Militar do Sul está com a pré-inscrição aberta para o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (Ecam). A atividade é voltada para alunos de jornalismo e funciona como workshop para os estudantes. Os interessados devem enviar e-mail para comsocial@cms.eb.mil.br, com informações pessoais e o semestre que está estudando (alunos próximos de se formar terão preferência). O período do curso será de 22 a 24 de julho.
No ano passado, os alunos contaram com uma série de palestras com militares e jornalistas renomados. No primeiro dia o bate papo foi com om Rodrigo Lopes, experiente na cobertura de confrontos e tragédias, pela Zero Hora. Em sua fala, Lopes trouxe relatos de quando fez a cobertura do conflito entre o exército iraquiano e o Estado Islâmico, em 2016.
Já no segundo dia, as palestras foram com os jornalistas Humberto Trezzi, da Zero Hora, Roberta Salinet, assessora de imprensa do Ministério Público e Vanessa Pires, da TV Record. A tarde, a fala foi de Fábio Almeida, repórter investigativo do Fantástico, contando suas diferentes experiências. Os participantes ainda puderam ter aulas de primeiros socorros e andar nos blindados, enquanto ocorria uma simulação de confronto.
No terceiro e último dia de evento, os alunos participantes foram até São Leopoldo, no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado. No local, os estudantes puderam participar de uma simulação de um Grupo de Combate em situação de alto risco, e progressão ponto a ponto, atividade que consiste em se localizar a partir do uso de azimute e bússola. Mas, no meio destas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de almoçar a deliciosa ração militar, preparada por eles próprios.
O Ecam é uma atividade do Exército Brasileiro que visa mostrar uma série de atividades militares relacionadas à comunicação, além de instruir os alunos em diversas situações como cobertura de conflitos e/ou manifestações.
Foto: Wesley Andriel
Comentarios