Listados | 5 curtas de animação da Disney
A Disney e seu estúdios são especialistas na hora de produzir belas animações como Divertidamente, Monstros S.A, Moana e vários outros. Mas eles também são bem empenhados na hora de produzir curtas animados, e este é exatamente o tema do Listados de hoje.
Nós, aqui da Agex, escolhemos os cinco curtas produzidos pela Disney, que sempre vêm cheios de fofura antes dos longas. Estas pequenas animações não são nada simples de fazer, mas o resultado é, sempre, o melhor. Então, se prepara aí, porque vai ter chuva de fofura e metáforas para alegrar o dia.
Parcialmente Nublado (2009)
Falando em chuva, vamos começar com “Parcialmente Nublado”. O curta vem acompanhando o filme “Up - Altas aventuras”, e trata da história de Gus, uma nuvem cinza solitária e insegura, mestre em criar bebês perigosos como jacarés e porcos espinhos. Mas, para levar os filhotes até suas respectivas mamães, Gus conta com o apoio da cegonha Peck. Com tanto risco na hora de fazer as entregas a cegonha aparentemente vai embora, o que deixa Gus muito chateado. Quando seu parceiro volta, a nuvenzinha entende o significado de uma verdadeira amizade. O curta está disponível no Youtube através deste link.
La Luna (2011)
Seguindo na linha fofura, também temos La Luna, o curta de abertura de “Valente”, em 2011. Nele, temos o pequeno Bambino em seu primeiro dia de trabalho, acompanhado de Papá e do Nono, seu pai e avô. O nosso pequeno personagem descobre que a família tem um trabalho bem singular. A metáfora por trás da história está na relação de constante aprendizado que as crianças têm com os mais velhos, além de valorizar algo importante: o trabalho em equipe, mesmo com as diferenças de ideias. Para entender melhor o trabalho dessa família você precisa assistir até o fim e isso pode ser feito neste link. A obra chegou a ser indicada ao Oscar na categoria de Curta de Animação, mas não foi premiada.
Bao (2018) Quem foi ao cinema no ano passado para assistir o aguardado Os Incríveis 2, pode assistir, também, ao curta animado “Bao”. O filme traz uma dona de casa chinesa e solitária, que ao cozinhar um bolinho vê ele se transformar em um bebê. A partir daí, ela cuida do pequeno bolo como se fosse um filho, protegendo ele de tudo e todos. Com o passar do tempo, o filho começa a querer a independência.
Em um certo dia, o bolinho aparece noivo e vai até a casa de sua mãe buscar as coisas para ir embora. Em um ataque de desespero, a senhora toma uma decisão drástica para tentar manter o filho em casa. Apesar do susto, no final entendemos que tudo não passou de um sonho da personagem principal, que está tentando se reconciliar com o filho de verdade (que lembra muito o tal bolinho). Nossos especialistas em links sofreram, mas encontraram o filme completinho aqui.
Paperman (2013)
De 2013, Paperman, traz um traço totalmente diferente das animações tradicionais da Disney, além de contar com o 3D. Além disso, ele também é (quase) todo em preto em branco. Abertura de Detona Ralph, a animação nos mostra a história de George, um jovem rapaz que trabalha em um escritório de uma grande cidade, em uma atividade bem monótono. Um certo dia, na estação do trem, ele conhece Meg, uma moça por quem ele se apaixona à primeira vista, mas acaba por perdê-la.
Em seu ambiente de trabalho o nosso personagem principal olha para o prédio ao lado e reconhece Meg. A partir daí George constrói uma verdadeira frota de aviões de papel para tentar chamar a atenção da jovem, que vai embora sem ver as tentativas do rapaz. Como última medida, ele decide ir atrás dela, mas acaba perdendo-a de vista. Apesar disso, o destino dá um empurrãozinho para que o final seja o melhor entre os dois. Desta vez, a Pixar levou o Oscar de melhor curta animado com essa linda história de amor. Ah, você pode conferir ele aqui.
Geri's Game (1997)
Agora vamos voltar um pouco no tempo, quando as animações de abertura começaram a ganhar espaço dentro da Disney. Quem foi ao cinema, lá no longínquo ano de 1997, assistir a “Vida de Inseto”, vai lembrar de “Geri's Game”. A animação muito carismática traz o simpático velhinho chamado Geri, que joga xadrez contra ele mesmo. Mas não é só isso. O idoso encarna dois personagens, um bom e um mau. A disputa começa a ficar acirrada e o Geri bom começa a perder. Em uma tentativa de virar o jogo (literalmente), o bom usa de artimanhas para conseguir a vitória. Geri’s Game está disponivel no Youtube.
BÔNUS - Steamboat Willie (1928)
O precursor disso tudo, obviamente, é o senhor Valdisnei, ou melhor, Walter Elias Disney, conhecido por Walt Disney. Em 1928, o desenhista e fundador desse maravilhoso mundo, produziu o “Steamboat Willie”, curta-metragem em preto e branco, onde vemos e ouvimos pela primeira vez o famoso Mickey Mouse e a sua namorada Minnie. Na história, o camundongo mais conhecido do planeta está como auxiliar do navio a vapor "Willie", mas que sonha em ser o capitão, assumindo o lugar de João Bafodeonça. A primeira história animada de sucesso da Disney está no Youtube. O Curta é o segundo na história das animações a contar com trilha sonora.
Comments