top of page

Brasil perde pontos no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa


O país tropical, abençoado por Deus, está se tornando mais autoritário quando o assunto é jornalismo. A informação é do levantamento anual realizado pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), divulgado na última quinta-feira (18). De uma lista de 180 países, o Brasil está em 105º lugar, três posições abaixo em relação ao ano passado.

A imprensa brasileira foi classificada em uma “situação problemática” e está próxima à categoria inferior, denominada de “situação difícil”. O que contribuiu para a queda das três posições foram as eleições presidenciais do ano passado e o assassinato de quatro jornalistas. Segundo o estudo, a campanha de Jair Bolsonaro foi marcada por discursos de ódio, desinformação, ataques à imprensa e desprezo pelos direitos humanos. O relatório também destacou o papel do WhatsApp como uma das principais fontes de informação para os eleitores do atual presidente. Essa preferência pela plataforma classifica o público como “desconfiado” em relação ao papel da imprensa .

As eleições no México, Venezuela e El Salvador também “geraram um contexto que favoreceu ataques contra jornalistas”, afirmou o estudo. Apesar disso, a maior queda registrada na América Latina foi em relação a Nicarágua. O país caiu 24 posições no ranking devido a forte repressão do ditador contra a imprensa independente, incluindo ameaças de morte e prisões de profissionais da comunicação.

A liderança do índice ficou nas mãos de três países nórdicos: Noruega, Finlândia e Suécia.

O Ranking da Liberdade de Imprensa é publicado todos os anos, desde 2002, pelos RSF. A métrica se baseia na avaliação do pluralismo, independência dos meios de comunicação, qualidade do quadro legislativo e segurança dos jornalistas em cada país e região. O estudo se tornou uma referência para a diplomacia e por organizações internacionais como as Nações Unidas e o Banco Mundial. É elaborado com base em respostas a 87 perguntas, às quais somam-se os números de casos de violência contra jornalistas dentro do período estudado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page