Oito ações de marketing que deram errado
Muitas marcas ficaram contidas em relação ao orçamento de marketing para este ano e isso exigiu que as campanhas fossem mais direcionadas. Porém, algumas delas acabaram não tendo o resultado esperado. Suas falhas não foram perdoadas pelo público e geraram muitas críticas, principalmente nas redes sociais. A maioria por envolver discriminação, machismo ou não transparecer a verdade a qual propagava.
Gemidão da Reserva
Para o dia dos namorados de 2018, a Reserva elaborou ações no Instagram com dois vídeos e uma série de stories com a piada sonora conhecida como “Gemidão do Zap”. Na publicação a frase “eu sei o que você quer no Dia dos Namorados” chamou a atenção dos seguidores, que acusaram a marca de machismo e de exaltar a pornografia.
Dias depois, a grife carioca tentou encerrar a polêmica com a frase “desculpem-nos pelo indesculpável”. Após muitas críticas sobre o tom das mensagens escolhidas para a data, a marca decidiu mudar a estratégia e comunicou às pessoas que não daria continuidade a campanha. “Para o Dia dos Namorados, queríamos falar sobre amor à flor da pele e sexo, mas erramos feio na forma, no tom do lançamento e nas respostas. Se a intenção era boa, pouquíssimo importa. O que importa é que fomos desrespeitosos e ofendemos muita gente. Inclusive muitas pessoas que trabalham conosco. Tínhamos uma campanha programada para os próximos 30 dias que não será mais utilizada e por respeito às pessoas que se ofenderam, também apagaremos todos os posts já feitos. Novamente, de coração, nos desculpem. Essa campanha precisa e vai morrer aqui”, dizia o post da marca.
Machismo no Burguer King da Rússia
O Burger King divulgou uma promoção para incentivar as mulheres russas à engravidarem de jogadores da Copa do Mundo. O anúncio foi feito na rede social VK, equivalente ao Facebook no país. A propaganda russa dizia: “O BK no âmbito da responsabilidade social oferece uma recompensa para as garotas que engravidarem de estrelas do futebol mundial. Cada uma receberá 3 milhões de rublos e um estoque vitalício de Whopper. As garotas que conseguirem engravidar das melhores estrelas do futebol, vão garantir o sucesso da Rússia por várias gerações futuras! Adiante! Nós acreditamos em vocês.”
A promoção teve ampla repercussão na rede social, recebendo uma enxurrada de comentários que variavam entre piadas e críticas. Após o escândalo, o Burger King russo divulgou uma nota de desculpas: “pedimos desculpas pela declaração que fizemos. Acabou sendo muito insultante. Agradecemos o feedback e informamos que já removemos todos os materiais relacionados do aplicativo”.
Banco de Imagens da Samsung
A Samsung foi acusada (com provas) no Twitter de usar imagens do Getty Image para ilustrar uma propaganda que falava da qualidade da câmera frontal dos aparelhos Galaxy A8. Na publicação, a empresa afirmava que a foto foi tirada com um smartphone, mas um seguidor localizou a foto na galeria do banco de imagens e ainda provou que o retrato foi tirado em 2015, antes do celular ser lançado.
A marca tirou a postagem do ar e emitiu um comunicado que dizia que “a Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas por seus smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”. Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação dos smartphones. A Samsung reforça que segue os mais sérios padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”.
Pedido de desculpas patrocinado pela Gillette
Durante a Copa do Mundo de 2018, o jogador Neymar aumentou a sua fama de “cai-cai”. Após a final do evento, em 29 de julho, o atleta apareceu em horário nobre com um pedido de desculpas. Intitulada “Um Novo Homem Todo Dia”, o conjunto de ações teve um início grandioso. Uma propaganda de um minuto e trinta segundos, mexeu com o Twitter. O texto, narrado por Neymar, fala de aprendizado com erros e da difícil relação entre manter o “menino” dentro de si, amadurecendo. Ao final, o logo da Gillette aparece mostrando que tudo não passou de uma campanha publicitária. A reação das pessoas foi negativa, não apenas para o jogador, mas para a marca que foi acusada de oportunismo.
Sanduíches da Copa que acabaram antes da Copa
Em maio, o Mc’Donalds anunciou o início da venda de sua linha de sanduíches temáticos para a Copa do Mundo. A variedade de sabores agradou a todos, mas o problema da ação ficou por conta do sumiço repentino da linha que passou a não ter mais todas as opções, antes do evento começar.
O resultado foi diversas reclamações nas redes sociais. Em algumas alegações, a empresa afirmou que a greve dos caminhoneiros, no início de junho, prejudicou o abastecimento.