Coordenador de Jornalismo da Ulbra recebe o Troféu Deputado Carlos Santos
Todo ano a Câmara de Vereadores de Porto Alegre entrega o Troféu Deputado Carlos Santos. A premiação é conferida a pessoas que se destacam em diversos segmentos da sociedade e na luta em favor dos direitos afrodescendentes. Esse ano, o homenageado foi o Coordenador do curso de Jornalismo da Ulbra, Deivison Campos. A cerimônia ocorreu no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
A distinção foi conferida ao professor pelas pesquisas que ele tem realizado sobre a história do negro na capital gaúcha. “Essa temática sempre fez parte da minha trajetória como pesquisador, tenho diferentes trabalhos, principalmente relacionados ao chamado movimento negro contemporâneo”, explica Campos. Ele também afirma que é sempre relevante receber uma premiação, mas que é importante destacar que quem trabalha de forma séria com as questões étnico-raciais não faz aquilo pelo prêmio, mas como uma forma de melhorar a sociedade. “Receber esse reconhecimento acaba sendo importante para entendermos que estamos fazendo um trabalho que tem, de alguma forma, produzido efeitos sociais”, complementa.
Durante a cerimônia de entrega o Coordenador também destacou a importância dessas distinções e eventos não se esgotarem em si só. Segundo ele, é preciso que elas sejam transformadas em políticas inclusivas. “É importante que a Câmara esteja preocupa não só em novembro, mas durante o ano todo com as relações étnico-raciais em Porto Alegre”, declara Campos. O professor já havia recebido uma premiação pelo órgão, em função de seu trabalho como Jornalista.