top of page

Eu, tu, nós, vós e eles: por que todo mundo estranha sua voz gravada?

Quem nunca ouviu seu próprio áudio no WhatsApp e estranhou sua voz? E depois de ouvir se perguntou se é isso mesmo que as pessoas escutam quando você fala?! Então, você não é o único. Quase todo mundo odeia ouvir a própria voz gravada, parece que aquele som não é nada parecido com a voz que estamos acostumados a ouvir quando falamos, não é?! O lado bom é que existe uma explicação científica para isso. Sabe o que faz com que a nossa voz seja tão diferente daquela gravada? São as diferentes maneiras como o som é transmitido para o nosso ouvido interno.

A maioria dos sons alcança nossos ouvidos através de vibrações que chegam pelo ar. É o que acontece, por exemplo, quando ouvimos as vozes de outras pessoas, o barulho da chuva, uma música e a nossa própria voz gravada. O som externo chega à orelha, passa pelo canal auditivo e chega até a membrana timpânica (uma fina camada que separa o ouvido externo do ouvido médio). Ao receber o som, a membrana vibra e movimenta os menores ossos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo, localizados no ouvido.

A frequência desses sons enviados por nossas cordas vocais é diminuída ao longo do caminho e é por isso que nossa voz, quando gravada, nos parece mais aguda, porque a ouvimos com a frequência de sons normais, pois são enviados pelo ar.

Resumindo, quando você ouve sua voz gravada, está ouvindo a versão que contém apenas as vibrações que viajam pelo ar. Quando você fala, o som é uma combinação de vibração do ar e dos ossos.

E como os outros nos ouvem?

Agora prepare-se para o choque: de acordo com o professor de psicologia da Universidade de Glasgow, pesquisador de percepções vocais, Pascal Belin, “nós nunca ouvimos nossas vozes como as outras pessoas ouvem, por isso nossa surpresa ao ouvir uma gravação”. Já a otorrinolaringologista Chris Chang, de Virgínia, EUA, explica que quando ouvimos nossa voz gravada o processo de recepção do som não tem mais a ver com a cóclea, mas com o ar. A voz que ouvimos gravada é a voz que todas as outras pessoas ouvem.

Isso explica como as vozes podem ser diferentes, mas uma pergunta ainda não foi respondida: por que odiamos nossa voz gravada? É basicamente o mesmo que acontece quando gostamos do que vemos no espelho, mas não nas fotos. O fato é que estamos acostumados com as nossas imperfeições, ou seja, com a assimetria, ainda que leve, do nosso corpo.

Autopercepção

O problema é que isso só se aplica ao espelho, pois estamos mais acostumados com ele do que com fotografias. Vale lembrar que no espelho nossa imagem fica invertida, e nas fotografias não. Isso tudo confunde nosso cérebro e nos faz gostar menos do que vemos e ouvimos quando não estamos acostumados com isso. Os atores Johnny Depp, Meryl Streep e Denzel Washington já declararam que não assistem aos próprios filmes. Vai ver é por causa dessas diferenças de autopercepção no sentido imagem e som. Por isso nos achamos tão diferentes em fotos, vídeos e afins: por culpa da física, basicamente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page