Ulbra sedia a XXII edição da Olimpíada das APAEs
O complexo esportivo da Ulbra Canoas recebe durante toda essa semana a XXII edição da Olimpíada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. Visando promover a inclusão social através do esporte, as competições reúnem representantes de 23 estados do país. Os jogos contam com mais de 1,5 mil atletas, acompanhados de coordenadores, dirigentes, juízes de provas e familiares. São disputadas onze modalidades esportivas neste ano: atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete/society, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, capoeira e bocha.
As olimpíadas são promovidas pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes), Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS) e APAE de Canoas. O evento também conta com a parceria e apoio da Ulbra, do Instituto e Grupo Bandeirantes, que realizou a cobertura oficial da programação.
Ocorrendo pela primeira vez em solo gaúcho, a organização do evento optou pelo campus da Ulbra Canoas por sua estrutura, considerada uma das melhores do estado. O presidente da Apae de Canoas e professor da Ulbra, Paulo Bogado, exaltou o apoio da Instituição, que se mostrou solícita e cedeu os espaços esportivos da Universidade. "É uma honra ter a participação da Ulbra, que possui uma política permanente voltada às pessoas com deficiência", elogiou o anfitrião.
A olimpíada, que contou com a presença do cantor e embaixador Daniel em sua abertura, segue até o sábado. Confira a programação:
Sexta-feira 7/12
8h às 11h30min – Futsal, futebol, society, basquete, handebol, capoeira, bocha
11h às 13h -- Almoço/Momento Cultural
14h às 19h – Futsal, futebol, society, basquete, handebol, capoeira, bocha
19h às 22h30min -- Premiação das modalidades (exceto atletismo e natação), entrega de troféus e medalhas de participação
Sábado 8/12
8h às 11h30min – Futsal, futebol, society, basquete, handebol
11h às 13h -- Almoço/Momento Cultural; Premiação modalidade cadeirantes
12h às 14h -- Retorno das delegações ao estado de origem