top of page

Projeto destaca a atuação de profissionais negros no mercado da moda paulista

Nomeado “Afro: passado, presente e futuro”, o projeto foi o TCC da Pós-graduação de Glauber Ribeiro, egresso de curso de Fotografia da Ulbra, e de Deise Bergamo e Paloma Botelho. Os três profissionais se conheceram durante o curso de “Criação de Imagem e Styling de Moda” realizado pelo Senac São Paulo. O objetivo do trabalho é dar visibilidade aos diversos profissionais negros que atuam nessa indústria e entender quais são os preconceitos e dificuldades que eles sofrem.

O primeiro passo foi analisar nove capas de revistas que traziam pessoas negras em destaque. “Elas precisavam ser atuais, estarem em circulação e transmitirem a ideia de representação”, explica Ribeiro, fotógrafo e um dos idealizadores do projeto. O segundo passo foi descobrir quem estava por trás daquele material. Os três colegas começaram a analisar o perfil de cada profissional envolvido. Fotógrafos, jornalistas, editor, produtor, todos entraram no levantamento. O resultado mostrou uma realidade que não condizia com as capas selecionadas. “Acho que identificamos cerca de 40 profissionais, desses, somente duas pessoas eram negras, fica fácil de concluir que aquela ideia de representação era ilusória e não passava de algo que o mercado estava impondo”, afirma o fotógrafo. Foi essa pesquisa que impulsionou os três a realizaram o projeto.

A ideia inicial era fazer um editorial e usar a pele negra como ferramenta de comunicação, porém iria sair muito caro e o tempo não era favorável. Foi dessa forma que surgiu o livro de imagens “Afro: PPF”. Foram fotografadas em torno de 60 pessoas e entrevistados 12 profissionais do ramo, todos negros e moradores de São Paulo. Entre os modelos, estavam pessoas que o trio encontrava na rua, estudantes de Moda e pessoas dos mais diversos ramos que se interligam a essa indústria. Além do livro, também foi produzido um documentário, dividido em dois episódios, que traz o relato de estudantes e profissionais que estão inseridos nesse mercado. “Uma das entrevistas que mais me marcou foi a da Mari, aluna de Moda na Belas Artes e moradora da ocupação Ouvidor”, relata Glauber. “Ela falou que a resistência começa no momento que ela desce do metrô para ir a Universidade, quando alguém acelera o passo achando que vai ser assaltado ou quando ela entra no elevador e as pessoas saem”, complementa. O fotógrafo afirma que ouvir esses depoimentos, tirar as fotos e ter a experiência de visitar lugares em que ele nunca havia ido, como uma ocupação, ampliou a sua visão sobre o tema. Segundo ele, a prioridade foi dar destaque aos novos profissionais que ainda estão se inserindo no mercado. Além disso, o trabalho também priorizou a pluralidade de corpos. “Nós não focamos naquela estética que o mercado propõe, buscamos diversidades de formas, pessoas e gêneros”, explica Glauber.

A banca do TCC foi um evento que juntou o trabalho do trio com o do grupo de modelagem em uma espécie de exposição. “O dia da apresentação foi muito marcante porque conseguimos levar um público significativo de pessoas negras para dentro de uma instituição privada”, comenta Glauber. O evento era aberto ao público e permitia que as pessoas circulassem dentro da instalação para conhecer os trabalhos. Estiveram presentes especialistas para falar sobre o futuro da moda. Entre eles, o stylist da Pablo Vittar, Victor Mirando; o estilista João Pimenta e Jacson Araújo, ex-crítico de moda do Estadão.

A divulgação do trabalho está ocorrendo pelas redes sociais, especialmente o Instagram do Afro: PPF. Quem desejar conhecer mais do projeto também pode assistir o primeiro episódio do documentário, o segundo será lançado ano que vem. O grupo planeja dar continuidade ao trabalho em 2019.

Conheça os autores

Deise Bergamo é formada em Moda pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac São Paulo e coordena uma equipe de designers de estampa. Glauber Ribeiro é formado em Fotografia pela Ulbra, pós-graduado em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac São Paulo e promove diversas oficinas fotográficas voltadas a jovens e adultos a partir de novas tecnologias. Paloma Botelho é graduada em Comunicação: especializada em Coolhunting, pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac São Paulo e trabalha na área de consultoria de estilo pessoal em São Paulo. Glauber e Deise são as únicas pessoas brancas que fazem parte do Afro: passado, presente e futuro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page