top of page

A rede que nos conecta

O saguão do Prédio 11 recebeu mais uma intervenção artística. Quem passou pelo local nas últimas semanas deve ter notado uma espécie de rede que vem sendo construída ao longo dos dias. O ação faz parte de um trabalho que está sendo desenvolvido nas disciplinas de Comunicação Visual, ministradas pelo professor de fotografia José Antônio Giuliano ou, como muitos conhecem, Nico.

O trabalho surgiu da ideia de unir a comunicação com o universo da arte. A cada semestre, o conteúdo da cadeira é trabalhado de uma forma diferente. Desta vez, a proposta foi baseada em um dos conceitos da área, o de estarmos conectados em rede. “Queria desenvolver uma atividade que pudesse envolver as duas turmas e que elas trabalhassem coletivamente na construção do projeto”, explica o coordenador do trabalho. Segundo o professor, o primeiro passo foi fundamentar a ideia com alguns artistas que desenvolvem trabalhos parecidos, como Paola Zordan, que foi uma das principais referências dos alunos. Depois, os estudantes se reuniram para decidir a estética da rede. “Optamos por ela ser de uma única cor para justamente se contrastar no ambiente em que está”, afirma Nico.

O principal desafio dos alunos foi pensar o que seria colocado na rede. Foi necessário criar uma identidade para o grupo, algo que unisse todos os alunos. A conclusão foi óbvia, o estudo. A Universidade era o ponto em comum entre eles. Enquanto discutiam essa relação entre indivíduo e instituição de ensino, surgiu a ideia de fotografar o percurso que faziam de suas casa até a Ulbra. O ponto inicial seria a porta do lugar onde moram. Todas as imagens serão dispostas ao longo dos fios, simbolizando essa conexão.

A princípio a rede seria toda aérea, sairia do teto e desceria um pouco pelas colunas do prédio, mas a ideia mudou. Uma das alunas sugeriu que os fios descessem no centro do saguão. A proposta de fixá-la a uma mesa foi do professor. Segundo ele, a ideia surgiu em um fim de semana, enquanto trabalhava. “Pensei na mesa por ela ser uma coisa próxima do aprendizado e do estudo, propus para as turmas e eles apoiaram”, relata. Por fim, os alunos de Jornalismo ficaram encarregados de escrever uma matéria sobre a exposição e criar uma página de jornal como se fosse a capa do caderno de cultura e os estudantes de Publicidade e Propaganda ficaram responsáveis por fazer o convite e o cartaz de divulgação da mostra.

O trabalho deve ficar pronto na próxima terça-feira (4) , quando ocorrerá a abertura da exposição. Na sexta-feira (7), a segunda turma da disciplina de Comunicação Visual também fará a sua estreia. Quem for ver o trabalho também poderá participar da intervenção. Serão disponibilizados post it para que outros alunos anexem suas ideias na rede, afinal, estamos todos conectados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page