top of page

Conheça as cinco bibliotecas mais lindas do mundo


1. Biblioteca George Peabody (Baltimore, Estados Unidos).

“Catedral de livros”, é assim que o primeiro Reitor do Instituto Peabody descreveu esta biblioteca construída no século XIX por iniciativa do banqueiro, empresário, escritor e filantropo George Peabody, e que atualmente faz parte da Universidade Johns Hopkins. O local está sempre presente nas listas de bibliotecas mais belas do mundo, com seus seis andares em mármore branco. Possui 300 mil livros e foi construída no estilo arquitetônico neo-grego. Uma curiosidade é que muitos casais optam por fazer suas cerimônias de casamento ali.

2. Biblioteca Central de Seattle (Washington, Estados Unidos)

Um ano após sua inauguração, em 2004, a Biblioteca Central de Seattle já havia recebido cerca de dois milhões de visitantes. A partir de 2005, visitas guiadas passaram a ser organizadas no local. O que mais atrai as pessoas é a fachada de vidro e aço da biblioteca (foto).

3. Biblioteca Pública de Stuttgart (Alemanha)

Turistas e fotógrafos de todo mundo ficam impressionados com o edifício desenhado pelo arquiteto coreano Eun Young Yi. O prédio possui 11 plantas (duas delas subterrâneas), fachada de concreto, painéis que à noite se iluminam com diferentes cores e se assemelham a um enorme cubo mágico. Além de livros, a biblioteca também tem um estúdio de som e promove oficinas no local. Todas essas características fizeram com que ela se tornasse um dos centros culturais da cidade alemã de Stuttgart.

4. Biblioteca do Trinity College (Dublin, Irlanda)

The Old Library, a velha biblioteca do Trinity College, e seu famoso livro de Kells (um manuscrito do século IX que recolhe os quatro evangelhos em latim) são parada obrigatória para quem visita Dublin. O edifício, construído no século XVIII, tem uma sala principal onde repousam as obras mais antigas, em prateleiras que forram as paredes. Em uma vitrine está exposta a harpa mais antiga da Irlanda, feita em carvalho e salgueiro, com cordas de bronze. A biblioteca possui a maior coleção de manuscritos e livros impressos do país.

5. Biblioteca Nacional Marciana (Veneza, Itália)

Dos 40.000 visitantes que Veneza recebe diariamente, a maioria chega à praça de San Marcos, mas poucos se aventuram a entrar na Biblioteca Nacional Marciana, uma das mais antigas da Itália. Globos terrestres antigos, manuscritos do século XV, 'tintorettos' e 'veroneses' nas paredes de um palácio renascentista que cumpre o sonho do poeta Petrarca, que em 1362 doou seus livros à República para engrossar uma futura biblioteca pública aberta a estudiosos, eruditos e amantes da literatura.

Fonte: El País

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page