Evento do Mês da Consciência Negra traz debates raciais e sociais a Ulbra Canoas
O Dia da Consciência Negra acontece em 20 de novembro e não poderia passar em branco. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ulbra elaborou, neste mês, uma série de atividades para debater a situação da população negra na sociedade atual e a busca por igualdade étnico-racial. As palestras acontecerão nos dias 12, 21, 22 e 28 de novembro, a partir das 19h, nos prédios 11 e 14. O evento pretende trazer à tona questões sociais, econômicas e culturais que atingem a população brasileira.
Segundo o membro do Neabi e estudante do curso de História, Tiago Marques, um dos principais objetivos do núcleo é abordar os assuntos que diretamente atingem o meio acadêmico. “Compreendemos que o racismo ultrapassa os indivíduos, ele está na nossa estrutura social e devemos usar de todos os meios que pudermos para combatê-lo”, explica. As palestras procuram proporcionar reflexão e debate sobre essas questões e incentivar aos alunos interessados a desenvolver pesquisas com essa temática.
O Neabi, também, planeja iniciar um grupo de estudos e mais eventos sobre o assunto durante o ano.
12/11 - O debate sobre branquitude e políticas de ações afirmativas no atual contexto.
A "branquitude" é um tema recente nas pesquisas, que aborda a compreensão dos brancos sobre seu próprio lugar de privilégio na sociedade. Segundo o Neabi, este é um algo que precisa ser abordado urgentemente, trazendo a consciência sobre as desigualdades, e é tema do primeiro dia do evento.
21/11 - O crescimento do mercado Afro-empreendedor: Vamos falar de black money?
O foco da segunda palestra é dar visibilidade a projetos criados pela população negra, de forma a inseri-los na sociedade, visto, também, como resistência.
22/11 - Roda de Conversa com Alunos: Juventude Negra no Espaço Acadêmico
A proposta é discutir o cenário da juventude negra na universidade, falando sobre situações do cotidiano e a existência do racismo e a permanência desses jovens nas instituições de ensino.
28/11 - O serviço Social no combate ao Racismo Institucional
No último dia, será abordado o que o Serviço Social pode fazer para impedir situações que prejudiquem a população nas instituições.
Confira o local e os horários das atividades na imagem acima!