ID Jovem: conheça o benefício
A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que possibilita aos brasileiros, com menos de 30 anos, acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Os direitos estão garantidos pelo Estatuto da Juventude - Lei nº 12.852/2013 e os benefícios assegurados conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Para usufruir da ID Jovem a pessoa precisa ter entre 15 e 29 anos, ter renda familiar de até dois salários mínimos, saber seu Número de Identificação Social (NIS), que pode ser consultado no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho, e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Caso ela ainda não possua cadastro, pode realizá-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Para quem já possui o Cadastro Único é necessário que ele esteja atualizado há pelo menos 24 meses. Após esses passos, o usuário terá que baixar no seu celular, ou tablet, o aplicativo ID Jovem 2.0, que irá fornecer uma carteirinha para os descontos.
Conheça os benefícios
Há um tempo atrás uma publicação viralizou no Facebook. Nela, um usuário mostrava a nota fiscal de uma viagem interestadual que fez pagando apenas R$ 10,67. No texto, ele explica como fez para utilizar o benefício do ID Jovem. Apesar da explicação, muitas pessoas ainda ficaram com dúvidas.
Além dos benefícios de meia entrada, já conhecidos para shows e demais eventos culturais, o ID Jovem também garante vagas gratuitas ou com desconto, para viagens de ônibus de um estado a outro. O usuário pode viajar de graça ou com o desconto mínimo de 50%. Porém, não estão incluídas as tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e das despesas com alimentação. Ao todo são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo e duas com o desconto mínimo de 50%. Para saber mais informações sobre o benefício acesso o Decreto.
Angelo Bonini é usuário do serviço e afirma que o processo é bem simples. Segundo o fotógrafo e ex-aluno da Ulbra, foi necessário apenas levar o RG e o comprovante de residência no CRAS. Depois, foi marcado um dia para realizar o ID Jovem. Bonini aconselha a ligar antes para o Centro de Referência de Assistência Social e se informar sobre os horários e documentos que são exigidos para realizar o cadastro.