top of page

Primeiro desenho animado brasileiro inteiramente em libras está disponível no Youtube

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil existem 10 milhões de surdos que sofrem com a quase inexistência de obrasculturais. Pensando nisso, Paulo Henrique dos Santos, que trabalha como animador há sete anos, decidiu criar o primeiro desenho animado brasileiro inteiramente em libras.

O animador conta que a história surgiu a partir de situações do cotidiano que o fizeram perceber o quanto a população está despreparada para se comunicar com os surdos. "Estava em um casamento, sentado ao lado de uma pessoa surda, e não sabia como pedir sal a ela. Notei que precisava de um mediador para conversar com uma pessoa que é brasileira. Achei muito bizarro." Entre essa e outras situações, ele decidiu investir no nicho que parece não receber atenção nem no meio acadêmico. “Aprendi judô na escola, que não me ajudou em nada na minha vida, mas eu não tive libras, o que faria diferença”, lembra Santos.

Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o desenho que conta a história de Min, uma menina surda, está disponível no Youtube.Com a intenção de educar e mostrar que as crianças surdas também se divertem e brincam tanto quanto crianças que escutam normalmente, cada episódio ensinará cinco sinais da linguagem brasileira de sinais para crianças. O episódio piloto de Min e as mãozinhas, foi lançado no YouTube em 26 de setembro, o Dia do Surdo. Santos pretende produzir mais 13 episódios para a primeira temporada da série, mas ainda procura patrocinadores para que a ideia siga em frente.

Paulo Henrique dos Santos já trabalhou em produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Ele conta que isso também o fez prestar atenção especialmente nos áudios de “Min e as Mãozinhas”, para que fizesse sentido tanto para surdos quanto para pessoas sem a surdez. “O surdo sente vibração, então nosso áudio é bem pesado, com tambores e batuques. Tudo que é som mais sutil, colocamos escrito em onomatopeias”, conta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page