Paraty em foco 2018: uma reflexão sobre o papel ativo das utopias e das distopias
O 14º Festival Internacional de Fotografia, Paraty em Foco, ocorreu entre os dias 19 e 23 de setembro. Esse ano, a discussão foi sobre o papel das imagens em projetar o futuro. Segundo os organizadores, elas não expressam mais o “isso foi”, mas “o que será?”. Diante disso, os convidados do festival possibilitaram uma discussão sobre o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea.
O Paraty em Foco 2018 contou com fotógrafos provenientes das mais diversas áreas, fazendo jus ao lema “Um evento para todos os olhares”. A homenageada deste ano foi Maureen Bisilliat, uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e na criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Também esteve presente o documentarista da biodiversidade brasileira, Araquém Alcântara. Através de seu trabalho, o fotógrafo consegue atingir um público mais amplo, discutindo questões como a cultura e o meio ambiente brasileiro.
O Festival contou com um Circuito Gratuito de Exposições e Intervenções espalhadas pela cidade. A Quadra da Praça da Matriz recebeu a exposição externa de maior destaque do evento. Foram reunidos os 20 trabalhos finalistas da Convocatória PEF2018, sendo 10 ensaios e 10 fotos. Na lateral da Praça foi montada uma exposição de Maureen Bisilliat, com imagens em grande formato da série “A João Guimarães Rosa”, realizada em 1960 por ela. No estacionamento do ITAE (Instituto Trilha da Arte e Educação), foram expostas 18 fotografias, em preto e branco, da série Brasileiros de Araquém Alcântara. Outra ação que chamou a atenção foi a que ocorreu no Espaço Expositivo da Casa de Cultura. Nomeada “Animais e Seus Donos”, a oficina de fotografia é voltada para crianças e jovens de Paraty. O projeto foi idealizado pelo casal Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte que sempre realiza ações sócio-culturais na cidade envolvendo fotografia. A mostra é um exemplo edificante em um município com tantos animais abandonados.
Na página do Facebook do Festival estão disponíveis vídeos e fotos das ações que ocorreram durante o evento. Os trabalhos selecionados na convocatória PEF2018, estão disponíveis no site do Paraty em Foco. Esse ano, além dos selecionados, sete trabalhos receberam menção honrosa e, apesar de não serem expostos no evento, ficarão no site.