Fotógrafo registra alimentação de crianças em diversos países
O que uma pessoa consome e descarta diz muito sobre sua saúde e a saúde do planeta. Foi analisando isso que o fotógrafo Gregg Segal iniciou, há dois anos, uma série fotográfica sobre o lixo produzido pelas pessoas. Enquanto realizava o projeto, notou que a maioria dos entulhos descartados eram embalagens de comida. Esse foi o ponto de partida para o Daily Breand.
Daily Breand ou O Pão de Cada Dia, é uma série fotográfica que expõe os hábitos alimentares de crianças pelo mundo todo. Segal viaja por diversos países e cidades pedindo para as crianças anotarem todos os alimentos que consumirem durante uma semana. Após, o fotógrafo reúne todos as comidas listadas e tira uma foto da criança junto delas. O resultado é uma imagem que ilustra os dados mundiais sobre obesidade infantil, que mais do que dobrou nos últimos 30 anos.
Segal afirma que escolheu focar em crianças porque os hábitos alimentares que são formados nessa idade costumam durar a vida inteira. Durante as fotografias, ele notou a falta de alimentos naturais nos pratos da maioria delas. Em compensação, os produtos industrializados eram extremamente comuns, mesmo em famílias de classe mais privilegiada, que lutam por orgânicos.
Os primeiros fotografados para o projeto foram seu filho de 11 anos e os amigos dele. Depois, Segal foi para Índia, Malásia, Senegal, Alemanha, Itália, França, Emirados Árabes e, em agosto desse ano, esteve no Brasil. No país, montou sua base em Brasília e fotografou crianças de diferentes origens: moradores de favelas, comunidades indígenas e prédios de classe média alta.
A proposta do fotógrafo é que todos façam o desafio Daily Bread. Segundo ele, se as pessoas não quiserem anotar, nem fotografar, pelo menos que reflitam, pois isso já é uma semente para a mudança. Em março de 2019, o projeto deve virar um livro nos Estados Unidos.
Veja algumas fotografias: