Projeto de extensão do curso de fonoaudiologia promove a inclusão através de peça teatral
Alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil estão promovendo a inclusão e o debate sobre acessibilidade através da encenação de uma peça teatral que conta histórias de personagens com deficiência. A peça Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo é um projeto de extensão idealizado pela professora Viviane Pasqualeto. Baseado na obra de Cristiano Refosco, a peça é feita pelos acadêmicos extensionistas de Promoção e Prevenção da Saúde do Escolar que encenam para crianças atendidas na clínica escola de Fonoaudiologia da Ulbra Canoas.
No conto em que todos os protagonistas possuem algum tipo de deficiência, a história de Rapunzel é contada de uma forma adaptada. Além da menina que não caminhava e vivia presa a uma torre em razão do medo da mãe de que ela se machucasse ou sofresse com o preconceito por suas limitações físicas, a peça conta ainda com o príncipe cego, que caminha pela floresta à procura do seu verdadeiro amor.
“Queremos deixar claro para o público que as limitações não significam incapacidade. É essa mensagem que estamos levando para quem nos assiste, na forma de contar histórias e também pelos clientes atendidos no estágio de Distúrbios da Comunicação Humana. ”, enfatizou Viviane, referente ao projeto realizado pela primeira vez, na 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência.