9º Sarau das Nações homenageia a cultura francesa
O evento ocorreu nesta quarta-feira (12) e contou com diversas atividades em homenagem a França. Ao longo do dia, foram realizadas palestras e manifestações artísticas em alusão a cultura francesa. Entre elas, a exposição fotográfica Au Coeur de Mai 68, de Philippe Gras.
O Sarau é promovido pela Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra, que todo o ano homenageia um país que tem convênio com a Universidade. Segundo Andréia Athaydes, assessora de Relações Internacionais da Universidade, a comissão também escolhe o lugar de acordo com alguma data especial que esteja sendo celebrada A França foi selecionada pelo aniversário de 50 anos do movimento estudantil de maio de 68.
O saguão do prédio 6 recebeu as principais atrações do evento. Às 19h ocorreu a inauguração da Exposição Au Coeur de Mai 68, com fotografias das manifestações que marcaram o maio de 68. A atividade contou com a presença do presidente da Aliança Francesa de Porto Alegre, José Vicente Torre. Para ele, o evento oportuniza a aproximação entre França e Brasil. “Trazer uma discussão sobre maio de 68 para dentro de um ambiente acadêmico é fundamental, pois o movimento influenciou o mundo inteiro”, afirmou Torre. Após a inauguração, três alunos do curso de História conduziram os presentes pela exposição, explicando o contexto histórico de cada uma das imagens.
Além das fotografias, também estava exposto, no saguão, um varal literário com textos da literatura francesa, organizado pelo curso de Letras, e uma releitura das roupas que eram utilizadas na época. O figurino foi criado por alunos do curso de Moda e produzido a partir de materiais de descarte.
A Orquestra Universitária da Ulbra, com a participação especial do intérprete Daniel Debiagi, encerrou a primeira noite do evento. O repertório foi composto por tradicionais músicas francesas, entre elas Champs Elysées, que teve seu refrão cantado em coro pelo público.