Aluno de Fotografia da Ulbra é pré-selecionado para festival internacional
Durante a produção do seu TCC, o aluno Diego Pereira deu início ao Projeto Metamorfose, um ensaio fotográfico com artistas Drag. O trabalho foi inscrito na 14ª edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco e se tornou um dos pré-selecionados.
Metamorfose vem como uma alternativa de trazer visibilidade a esses artistas, mostrando as características artísticas e pessoais dos personagens apresentados por eles. Segundo Diego, o que o motivou a realizar o ensaio foi a possibilidade de levar essa cultura para além de espaços destinados apenas a esse público. “A principal mensagem que quero transmitir é de que somos seres humanos e o respeito deve imperar acima de tudo”, afirma Diego.
As fotos expõem características referentes à cultura Drag e a todos os apetrechos utilizados na transformação de Boy em Diva, termos utilizados pelos artistas. “O que mais me marcou durante a realização do ensaio foi a receptividade do público Drag Queen, mesmo eu não fazendo parte daquele universo”, relata Diego. Segundo ele, essa não foi a sua primeira opção de ensaio. Antes, o fotógrafo havia entrado em contato com outro público mas, segundo ele, não houve uma sintonia.
Quem motivou o aluno a inscrever suas fotos no Festival foi o professor de Fotografia, Fernando Pires. “Eu gostei da recepção que tive com o resultado do trabalho e faltava só um empurrãozinho, que o professor me deu, então eu fui lá e me inscrevi”, relata Diego.
No dia 25 de agosto saiu o resultado final dos selecionados para o concurso, mas o Metamorfose não estava entre eles. “Ficar entre os pré-selecionados foi muito importante, claro que eu gostaria de ser um dos três primeiros, mas por enquanto já é uma conquista”, afirma o fotógrafo.
O que é o Paraty em Foco
O Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco foi criado em 2004 pelo italiano Giancarlo Mecarelli. Encantado pelo Centro Histórico e pela beleza do município carioca, o fotógrafo decidiu deixar a Itália e ir morar no local. Meses depois, ele funda a Galeria ZOOM de Fotografia e realiza a primeira edição do evento.
O Paraty em Foco tem uma enorme importância para a fotografia, pois o objetivo dele não é apenas o comercial, mas também o desenvolvimento criativo e autoral. Segundo Pires, mesmo que o fotógrafo não seja classificado, é uma oportunidade para mostrar o seu trabalho a um público mais abrangente. “Vai muita gente de outros estados e até do exterior. De repente, pode surgir um convite para a pessoa expor dentro de uma galeria aqui no Brasil ou até fora e isso pode ser melhor que o prêmio”, afirma o professor.
Há duas categorias para inscrição no evento: foto única e ensaio. Depois das inscrições os trabalhos são avaliados por um júri que, esse ano, é composto por André Teixeira, Angela Magalhães, Joaquim Paiva, Monica Zarattini e Nadja Peregrino. Os trabalhos selecionados para a exposição foram divulgados no site do Festival. Esse ano, além dos selecionados, sete trabalhos receberam menção honrosa e apesar de não serem expostos no evento, ficarão no site.