Curso de Fotografia da Ulbra realiza saída de campo para comemorar o Dia Mundial da Fotografia
Alunos e docentes se reuniram ontem (20) no Parque Farroupilha para comemorar a data. A ação foi promovida pelas cadeiras de Fotografia de Arquitetura, Ambiental, Científica e Técnica Fotográfica. Mais de 30 alunos participaram da comemoração.
Segundo o Coordenador do Curso de Fotografia da Ulbra, Antonio Sobral, a intenção foi realizar uma aula aberta e proporcionar aos alunos novas experiências. Cada professor solicitou uma tarefa diferente, de acordo com sua disciplina. O professor Antônio Catafesto, que ministra a aula de Fotografia de Arquitetura, pediu para que os alunos fotografassem construções em torno da Redenção. Já o professor Fernando Pires, que ministra a disciplina de Fotografia Ambiental, solicitou que os alunos fotografassem aspectos ambientais do local.
O professor e coordenador Antonio Sobral, proporcionou aos alunos da disciplina de Técnica Fotográfica uma experiência diferente. Sobral levou uma pinhole, uma espécie de câmera, sem lente, que utiliza apenas um furinho do tamanho de um alfinete para deixar a luz passar. Ela é totalmente artesanal e utiliza os conceitos mais básicos da câmera obscura. Alguns alunos tiveram o primeiro contato com esse tipo de material e, segundo o professor, adoraram a experiência.
Confira abaixo algumas das fotografias realizadas pelos alunos: