Psicanálise gratuita em Porto Alegre
Um grupo de psicanalistas transformou a Praça da Alfândega em um grande divã. A iniciativa foi criada por 12 especialistas que oferecem atendimento gratuito às pessoas de todas as faixas etárias. A ação ocorre aos sábados das 11h às 14h entre o Museu do Margs e o Memorial dos Correios.
A ideia surgiu com o intuito de democratizar a psicanálise, permitindo que pessoas de baixa renda tenham acesso ao serviço. Os atendimentos são individuais e ocorrem por ordem de chegada. Ao chegar, o paciente é encaminhado a uma dupla de psicanalistas que saem da roda e buscam um local mais à vontade para conversar. Segundo Fernanda Vidal, uma das fundadoras do projeto, a ação busca disponibilizar uma escuta a pessoas que, na maioria das vezes, nunca foram ouvidas.
O grupo escolheu uma praça no centro da cidade porque, segundo eles, nos consultórios há um ambiente estruturado, porém ao ar livre eles lidam com o barulho, com o inusitado, com as adversidades que a vida na cidade proporciona e isso ressalta a importância da análise pessoal.
Os pacientes podem voltar quanta vezes quiserem e, se preferirem, podem solicitar atendimento com o mesmo profissional da última consulta. Como o grupo não dispõe de atendimento médico no local, não trabalha com situações graves, que exijam internação ou emergências psiquiátricas.
Para mais informações acesse a página do projeto.