As janelas mais bonitas do mundo
Há 10 anos o português André Vicente Gonçalves se dedica a fotografar detalhes arquitetônicos dos lugares que visita. Esse interesse fez com que o fotógrafo criasse o projeto “Windows of the world” (Janelas do mundo). Até o momento, janelas de 40 cidades e 11 países diferentes já foram catalogadas.
O projeto surgiu quando Gonçalves fazia um intercâmbio em Trento (Itália). A arquitetura da cidade fez com que ele decidisse apontar as suas lentes para detalhes que passam despercebidos no dia a dia. Com o tempo, Gonçalves notou que vistas em conjunto as fotografias de cada janela davam uma dimensão histórica daquele lugar e mostravam a identidade arquitetônica da cidade.
Estilo clássico das janelas e varandas de Paris (França).
Para mostrar as tendências e estilos que dominam o local, Gonçalves compõe as imagens em um collage. Ao todo são 32 fotos de janelas por mosaico que depois de prontas são vendidas em seu site.
As janelas coloridas nos edifícios do bairro londrino de Notting Hill (Reino Unido).
Gonçalves se dedica totalmente ao estético e para saber as ruas e bairros mais atraentes ele recorre ao Google Maps. A ferramenta ajuda o fotógrafo a ter uma dimensão do lugar e a descobrir prédios e casas que se encaixam na proposta. Mas ele afirma que ao vivo tudo pode mudar e o segredo é caminhar. Sua média é de 20 quilômetros de caminhada por dia.
O mosaico dos edifícios de tijolos de Amsterdã.
Ao todo já são mais de 10 mil imagens que imortalizaram a essência de Trento, Burena e Veneza (Itália); Barcelona, Ayamonte e Vigo (Espanha); Lisboa, Guimarães e Coimbra (Portugal); Paris (França), Londres (Reino Unido); e diversas outras cidades. O objetivo final é que todos os países sejam representados em “Windows of the world”.
A composição sobre as janelas praianas de Costa Nova.