WhatsApp lança iniciativa global para combater notícias falsa
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou nesta semana uma nova iniciativa para combater as notícias falsas. A empresa vai oferecer bolsas de estudo para pesquisadores que se dediquem a entender o fenômeno. O investimento se junta a outras pequenas iniciativas que tentam minimizar o problema que vem crescendo em países como o Brasil e a Índia, por exemplo, onde, neste último, o aplicativo foi responsabilizado por uma onda de violência.
A empresa vai oferecer 20 bolsas de estudo no valor de US$ 50 mil. Os especialistas deverão investigar qual o impacto que o compartilhamento de notícias falsas no WhatsApp tem na sociedade. A empresa vai priorizar estudos que abordem as motivações que levam as pessoas a considerarem um conteúdo confiável e o compartilharem no aplicativo e o seu uso durante as eleições.
O objetivo do WhatsApp é, com a ajuda desses pesquisadores, minimizar a circulação de boatos na plataforma sem prejudicar a privacidade dos dados. Para os especialistas desta área, investir na educação e no esclarecimento de notícias falsas é um bom começo para a empresa. "É uma estratégia que tenta reduzir o impacto do serviço nessa disseminação", avalia Jacqueline de Souza Abreu, advogada especializada em direito digital