Jornalistas gaúchos criam projeto de fact-checking
O Filtro Fact-checking foi criado com o intuito de checar as declarações dos candidatos ao governo do Estado durante as eleições deste ano. A equipe promete analisar e organizar as informações que têm maior impacto no cotidiano dos gaúchos.
Para realizar as checagens, os jornalistas vão acompanhar discursos, entrevistas, programas eleitorais, entre outros, por meio do fact-checking. O fact-checking é uma prática criada para combater a desinformação por meio de uma metodologia transparente de checagens. Esse procedimento busca desconstruir uma notícia ou declaração, mostrando os dados e fatos a partir de uma fonte confiável e revelando essa fonte ao leitor. O método usado estará seguindo o código de princípios da International Fact-checking Network, criada pelo Instituto Poynter nos EUA.
A equipe, formada pelos jornalistas Taís Seibt, Naira Hofmeister e Tiago Lobo, vai produzir no mínimo uma checagem por dia durante um mês, no período das propagandas eleitorais gratuitas, entre 31 de agosto e 04 de outubro. Essas checagens estarão disponíveis no site Pensamento.org sob a licença Creative Commons BY ND. Assim, todo o conteúdo poderá ser republicado por qualquer pessoa, contanto que não seja alterado e o nome do site seja citado.
Confira o vídeo de apresentação do projeto:
O conteúdo será disponibilizado gratuitamente, mas pode ser apoiado por financiamento no Catarse. Acesse a página do projeto para conhecer mais informações sobre os métodos usados e como ajudar.