Unilever não fará parcerias com influenciadores que usam bots para aumentar curtidas e comentários
A algum tempo o Instagram mudou seu algoritmo fazendo com que as postagens fossem ordenadas não pela data de publicação, mas pelo engajamento. Essa mudança tem dificultado que os influenciadores e páginas alcancem seus seguidores, o que faz com que muitos recorram a mecanismos irregulares.
Algumas das táticas adotadas são os bots, perfis gerados e geridos por computadores, imitando o comportamento humano. Esses “seguidores falsos” são criados para curtir, comentar e compartilhar em publicações, a fim de aumentar irregularmente o número de engajamento e, assim, dar mais destaque para as páginas que utilizam esse recurso.
Diante disso, o Diretor de Marketing da Unilever, Keith Weed, afirmou que a empresa decidiu combater a prática desses influenciadores. Segundo ele, a marca irpa confrontar essa prática não fazendo parceria com nenhum influenciador ou marca que tenha a compra de curtidas ou seguidores em seu histórico. A empresa também afirma que priorizará as plataformas de mídia que se manifestem contra a prática.