Jornalistas lançam livros sobre a onda de violência no Rio de Janeiro
A corrupção política, a máfia dos jogos, o tráfico de drogas e as narcomilícias criaram, com a ajuda de policiais corruptos, um poder paralelo no Rio de Janeiro que intimida e elimina quem atravessa o seu caminho. Esta é a sinopse do livro “Rio sem Lei” que os jornalistas Diana Brito e Hudson Corrêa lançam nesta quarta-feira (13), em São Paulo.
Fruto de uma investigação que começou quando os jornalistas trabalharam como repórteres na Sucursal da Folha de São Paulo, no Rio de Janeiro, em 2010. O livro traz um relato jornalístico sobre a situação caótica do Rio de Janeiro, estado que está desde fevereiro sob intervenção federal na segurança pública.
Naquele ano, eles cobriram a onda de ataques pela capital fluminense que resultaram na tomada do complexo da favela do Alemão pelas Forças Armadas e publicaram reportagem sobre os saques de policiais no morro, durante a operação.
Além do lançamento nesta quarta-feira em São Paulo, que será realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 18h30min, os autores promoverão mais dois eventos: no dia 19 de junho em Brasília, na Livraria Leitura do shopping Pátio Brasil; e no dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa de Ipanema.