SBT é a maior emissora do mundo na web
O SBT é um, entre diversos canais, que luta pela vice-liderança na audiência da TV brasileira, mas na internet a emissora é líder mundial de público. No domingo (11), seu canal no YouTube atingiu a marca de 5,4 milhões de inscritos, ficando à frente da Globo (1,4 milhão), BBC (4,8 milhões) e NBC (589 mil). Somada aos seus canais associados, como o da novela As Aventuras de Poliana e do apresentador Celso Portiolli, a emissora acumula 37 milhões de inscritos.
Giuliano Chiaradia, gerente de conteúdo digital do SBT, associou esse sucesso à forma como a emissora trabalha na web. O canal disponibiliza na internet capítulos inteiros de suas tramas infantis, entrevistas do The Noite e edições completas do humorístico A Praça é Nossa e das atrações do Silvio Santos, Eliana e Ratinho. Além disso, a emissora tem a seu favor a memória afetiva do público brasileiro, já que ela faz parte da cultura popular do país.
O investimento na internet também forma um novo público, em especial o que busca as tramas infantojuvenis da emissora. A novela Carinha de Anjo, que exibiu seu último capítulo na quarta-feira (6), acumulou mais de 1,5 bilhão de views, entre vídeos exclusivos, clipes e seus mais de 400 capítulos. As Aventuras de Poliana, no ar há menos de um mês, já soma 862 mil inscritos e 76 milhões de visualizações.
Diante desse sucesso a emissora está investindo em programas exclusivos para a web. O SBT Digital, previsto para estrear depois da Copa da Rússia, será voltado para o público online e terá no comando Maisa. A atriz é um sucesso na internet com 4,2 milhões de inscritos no seu canal no YouTube e 14 milhões de seguidores no Instagram.
A emissora mantém um modelo de parceria com o YouTube, o Enterprise, que transforma o SBT em um grande agregador de conteúdo, com a possibilidade de conectar canais de terceiros. Atualmente, são mais de 20, mas o número tende a crescer. Segundo o gerente de conteúdo digital, a emissora realiza um caça talentos online, apoiando youtubers e potencializando a audiência desses canais, mesmo que eles não sejam contratados do SBT.