Associação Mundial dos Jornais debate o impacto da tecnologia no jornalismo
O encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra, na sliga em inglês) teve início nessa quarta-feira (6) na cidade de Cascais, em Portugal. O destaque desse ano será o papel da tecnologia na criação e propagação de notícias.
O evento irá discutir como a inteligência artificial pode impactar o jornalismo de agora em diante. A saída do jornal Folha de São Paulo do Facebook também será um dos assuntos do congresso. O editor-executivo do veículo, Sérgio Dávila, irá comentar quais as razões que levaram o jornal a sair da rede social.
O tratamento dado pelo Facebook ao jornalismo profissional terá, além de Dávila, a participação de Grzegorz Piechota, pesquisador de Havard Business School e da Universidade de Oxford e Claudia Gurfinkel, responsável por parcerias de notícias do Facebook, na América Latina. A mediação será de Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo português Imprensa.
A sustentabilidade nos modelos de negócio no jornalismo, também será um dos pontos do encontro. Estratégias sobre pagamento de conteúdo serão debatidas pelo vice-presidente do Washington Post, Miki Toliver King e por Sophie Gourmelen, publisher do Le Parisien.
Em relação ao jornalismo impresso, o congresso irá analisar as recentes mudanças no design de grandes veículos, como o The Guardian e discutir a sustentabilidade e a adaptação do modelo de publicidade dos jornais de todo o mundo.
Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologias, completam a programação dos três dias de evento.