Abolição da Escravatura: da Ficção aos Fatos
O Ulbra Conhecimento deste sábado vai falar sobre a abolição da escravatura. Há 130 anos, foi decretada a Lei Áurea: um documento que prometia extinguir a escravidão no Brasil. Porém, ainda conseguimos perceber reflexos deste período atualmente, tais como os baixos índices de empregabilidade, altos índices de mortalidade para esta população e crimes de injúria racial.
Segundo dados do IBGE, dos 13 milhões de desempregados no Brasil, 8,3 milhões (63,7%) eram pretos ou pardos em 2017.Segundo o Mapa da Violência de 2014, desde 1998, 23 mil jovens negros de 15 a 29 anos são assinados, anualmente, no Brasil. São 63 por dia, ou 1 jovem a cada 23 minutos. Ou seja, dos 30 mil jovens mortos por ano, 77% são negros. Mesmo assim, cerca de 70% de pessoas que respondem por crimes de racismo são inocentadas.
Para compreendermos melhor os efeitos da escravidão dentro da nossa sociedade, conversamos com o Procurador Jorge Terra e com a Socióloga da Defensoria Pública da União, Laura Zacher. Terra fala sobre as diferenças raciais que ocorrem e que a comunidade procura não perceber: "Nós, como sociedade, percebemos e sabemos, mas não nos importamos. Sabemos que uma boa parte da população morre mais, recebe menos, tem menos acesso a bens e serviços e tem piores condições de trabalho. Mas isso não nos aflige, porque não altera nossa vida".
O programa vai ao ar neste sábado, ao meio-dia, na Ulbra TV.
Entrevistados:
-Jorge Terra, Procurador do Estado;
-Laura Zacher, Socióloga da DPU