Seminário de pesquisa aborda evolução na tecnologia e no audiovisual
A VIII edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação, que ocorreu na noite desta terça-feira (19), contou com a presença do Prof. Dr. Roberto Tietzmann, da PUC-RS, e da estudante de Jornalismo da Universidade, Jéssica Soares. O tema escolhido para o debate desse semestre foi Audiovisual e Tecnologia.
Jéssica abriu o Seminário contando um pouco sobre sua trajetória acadêmica e suas participações no Intercom e no Expocom. O formando incentivou os colegas presentes a investirem em pesquisas acadêmicas e apresentou um resumo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto tem como título “Aconteça o que acontecer não pare de filmar: a relação sujeito e tecnologia no cinema found footage” e traz uma reflexão sobre como o uso da câmera diegética impacta na narrativa dos filmes de horror. A estudante explicou como foi o processo de construção do trabalho, quais dificuldades enfrentou e como chegou no assunto da pesquisa.
A partir de suas experiências, Tietzmann apresentou os aspectos que envolvem uma pesquisa e como ela é construída, “onde há mais perguntas do que respostas, é um ótimo lugar para pesquisar”, conduziu o professor. Com mais de 50 artigos publicados, Tiezmann também apresentou aos alunos duas pesquisas que ele está desenvolvendo: “A crise política brasileira e humor no Twitter: práticas de análise interdisciplinares” e “Categorias de análise para conteúdos em VR: apontamentos preliminares”. O professor da PUC-RS, explicou aos alunos a metodologia que ele está desenvolvendo em cada trabalho e como está sendo o processo de construção.
No final do Seminário os estudantes puderam fazer perguntas aos convidados e esclarecer dúvidas.
O evento faz parte da nova política de valorização da pesquisa do curso que, nos últimos anos, vem se revertendo em diversas participações de alunos em congressos e eventos importantes. O Seminário deseja aproximar os estudantes da pesquisa e, a cada semestre, são convidados pesquisadores, com diferentes experiências, para incentivá-los a investirem nessa área.