Mãos que transmitem conhecimento
A internet se transformou em uma importante ferramenta para a educação. Ela democratizou e facilitou o acesso à informação e ao conhecimento, mas ainda existe uma parcela da população que encontra barreiras para desfrutar desses benefícios, os deficientes auditivos.
Foi pensando nisso que, Carolina Hessel, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na instituição, decidiu criar o Mãos Aventureiras. O projeto consiste em um site e um canal no Youtube, onde a professora conta histórias da literatura infantil em Libras.
Hessel notou que no Brasil não existem muitos sites especializados nesse tipo de conteúdo, apesar de 1 milhão de deficientes auditivos terem até 19 anos. A iniciativa quer fazer com que essas crianças e jovens tenham acesso a uma literatura variada e de qualidade.
Atualmente, o canal no Youtube já conta com mais de 3 mil inscritos e é o pioneiro neste tipo de conteúdo. Os vídeos são atualizados semanalmente e o grande desejo de Hessel é que eles possam servir de conteúdo para as escolas.