Ulbra desenvolve projeto de extensão com integrantes do Quilombola Real
A Ulbra está desenvolvendo, desde o ano passado, um projeto de extensão com 10 aposentadas do Quilombola Real, comunidade que abriga descendentes de escravos, na região central de Porto Alegre. As atividades buscam qualificar o trabalho dessas mulheres através de capacitações sobre empreendedorismo e geração de renda.
Os primeiros produtos elaborados foram shivas da baronesa e bonecas negras fabricadas com moldes de MDF e vestidas com trajes típicos da cultura afro-brasileira. Foram produzidos 30 exemplares e após as vendas restaram apenas dois. Agora, as integrantes desejam confeccionar roupas e acessórios com tecidos de nylon e polyester de sombrinhas e guarda-chuvas velhos.
O projeto é coordenado pela diretora de Assuntos Comunitários da Universidade, Simone Brum, e conta com a colaboração de alunos e professores de cinco cursos de graduação e de programas de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Educação da Ulbra. De acordo com a coordenadora, além do caráter ambiental, as atividades também tem o objetivo de ser uma terapia ocupacional para as mulheres participantes.
Você também pode ser um colaborador. Serão necessários, ao menos, 30 guarda-chuvas e sombrinhas para que a próxima oficina seja viabilizada. Para arrecadar o material o grupo está aceitando doações que poderão ser feitas na recepção do Prédio 10.
Mais informações sobre como doar materiais e colaborar com o projeto podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-4000, ramal 2760 ou através do e-mail simone.brum@ulbra.br