Com auditório lotado, curso de Comunicação Social recebe Flávio Tavares para aula inaugural
A aula inaugural do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas, que ocorreu na noite desta terça-feira (13), contou com a presença do jornalista e escritor Flávio Tavares para tratar da democracia brasileira nos 50 anos de 1968 e do AI5. O convidado, que enfrentou uma das épocas mais obscuras para a imprensa no Brasil, dividiu com os alunos as experiências vividas durante a Ditadura Militar e debateu sobre suas percepções sociais e políticas no contexto atual brasileiro. O evento, que lotou o auditório 220, do prédio 1, contou ainda com a participação de acadêmicos dos cursos de História e Administração.
Com 84 anos e a memória intacta, Flávio relembrou as atrocidades que presenciou durante a ditadura, refletiu sobre como o golpe militar acabou com o sonho de toda uma geração pós-guerra e o quanto o fato influencia o nosso país até hoje. Ao responder uma das perguntas dos alunos, o escritor também afirmou que via ali, naquela plateia, uma juventude disposta a lutar com garra e coragem para enfrentar as opressões, caso elas voltem a ocorrer.
Como mensagem principal, o colunista da Zero Hora ressaltou que um novo golpe militar não pode voltar a acontecer. Flávio destacou que as marcas da ditadura seguem até hoje e que devemos aprender com isso para não passarmos pelas mesmas situações, mais uma vez. “O futuro que me perdoe, mas o passado é fundamental, pois sem ele não iríamos a lugar nenhum.” afirmou.