Comunicação Social da Ulbra recebe o jornalista Flávio Tavares para aula inaugural
O curso de Comunicação Social da Ulbra recebe amanhã, dia 13 de março, o jornalista gaúcho Flávio Tavares para a aula inaugural do primeiro semestre de 2018.
Intitulado "2018: o ano vai terminar?", o evento visa colocar em discussão a democracia brasileira a partir da alusão aos 50 anos de 1968, período que deu início a época mais violenta da ditadura militar. Um momento marcante que deve ser debatido, principalmente pela atual conjuntura que vivemos no país.
Flávio Tavares atuou em diversos veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros e foi um dos criadores da Universidade de Brasília (UnB). Militou em organizações de esquerda contra a ditadura militar, foi preso e deixou o país na condição de exilado, em 1969. É autor de diversos livros, pelos quais ganhou os prêmios Jabuti e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Em sua trajetória, acompanhou diversos acontecimentos históricos e as transformações pelas quais o Brasil passou desde o golpe militar, em 1964. O tema foi escolhido por trazer à tona casos políticos e a relação com 68 veio pelas discussões que estão em alta nesse momento: intervenção no Rio de Janeiro e a probabilidade de não haver eleições. Por se tratar de um de curso de comunicação, refletir sobre o assunto é mais que necessário.
"O Jornalista que não conhece história e não pensa sobre seus reflexos no presente, está tendo uma formação deficiente" afirmou a coordenadora adjunta de jornalismo, Gabriela Ramos de Almeida. O convidado é um Jornalista, que enfrentou uma das épocas mais obscuras para a imprensa e tem muito conhecimento para dividir sobre o assunto e tudo o que vivenciou.
A aula inaugural começa às 19h no auditório 219, do prédio 1, no campus Canoas, e é aberta à comunidade daUlbra e ao público externo. Também participam como parceiros do evento o curso de História da Universidade e o DCE Ulbra.